Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

A alimentação em viagens

s paula 2

Hoje a coluna de saúde do Hospital Santa Paula tem tudo a ver com o nosso assunto preferido aqui no LeBlog, as viagens!

Voilà…

“Uma simples parada durante a viagem pode acarretar uma infecção intestinal e acabar com toda a diversão. Principalmente quando, além de condições precárias de higiene, o alimento servido contém maionese caseira, por exemplo. Surtos de salmonelose – virose causada por uma bactéria de nome Salmonela – costumam causar diarréia, febre, vômitos e infecção intestinal”, diz o doutor João Geraldo Simões Houly, chefe da Clínica Médica do Hospital Santa Paula.

Houly diz, que geralmente o tipo de comida encontrada facilmente nas viagens contém grande quantidade de gordura e carboidratos, sem nenhum valor nutritivo, como frituras de batatas, peixes, queijos e pastéis, nada recomendados quando não se sabe a procedência. “Um alimento frito tem três vezes mais calorias. Para piorar a situação, o óleo utilizado costuma ser reaproveitado e faz mal à saúde”, explica o médico, que também não aprova o consumo de alimentos muito salgados: “O sal provoca retenção hídrica, comum em dias quentes. Isso pode levar à desidratação”.

s paula 2

O doutor também alerta: “Os turistas devem evitar ao máximo alimentos à base de aves e ovos. A maionese, ou mesmo um mousse de chocolate, pode acabar com a tão sonhada viagem. Nos Estados Unidos, a salmonelose é responsável por cerca de 18 mil internações ao ano. Portanto, convém escolher bem o que se vai comer”.

Água de coco, picolés de frutas e raspadinha, por exemplo, são boas opções para matar a sede e manter o corpo hidratado, e alimentos como o milho verde, rico em fibras, são uma ótima opção para driblar a fome, desde que se evite abusar do sal ou da manteiga. “O melhor mesmo é resistir a essas comidinhas e fazer uma refeição bem equilibrada e saudável depois da praia”, aconselha o médico.

Eu adorei as dicas e vocês? 

Clique aqui para ver mais dicas de saúde do Hospital Santa Paula.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav