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Como evitar o Stress no trabalho

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Hoje é dia de dica de saúde aqui no LeBlog e o Hospital Santa Paula preparou dicas de como evitar o stress no trabalho. Um mal muito comum hoje no dia a dia das pessoas.

Níveis baixos de Stress em nosso dia-a-dia são considerados comuns por especialistas da área de Psicologia, que revelam que até nos ajudam a desempenhar tarefas difíceis e que exigem preparo emocional. Porém, quando o profissional apresenta quadros crônicos de estresse, como agitação, nervosismo e desânimo, e demonstra, principalmente, uma dificuldade em voltar ao padrão de normalidade após uma crise comum, ele pode estar sofrendo da Síndrome de Burnout.

O termo Burnout significa ‘queima’ (burn, em inglês) ‘exterior’ (out, em inglês), ou seja, o paciente com esse tipo de estresse se consome física e emocionalmente. “O estresse comum, de certa forma, faz parte do dia-a-dia. Quando você vai correr, jogar bola ou exercer uma atividade física qualquer, temos situações de estresse, pois ele te prepara para determinadas situações. Já a Síndrome do Burnout tem a ver com a incapacidade do indivíduo de voltar ao padrão de normalidade após a crise de estresse”, afirma o professor Luiz Gonzaga Leite, chefe do departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula.

O maior risco dessa síndrome é quando o paciente não admite ou não sabe como lidar com isso, podendo causar doenças somáticas, que são aquelas mais ligadas ao emocional: enxaqueca, gastrite, doenças de pele, taquicardia e até câncer. A forma de tratamento pode ser em etapas, e primeiramente a identificação da síndrome no paciente, que pode ser demosntrada através de uma inquietação permanente no qual a pessoa não consegue ficar tranqüila. Se houver também problemas com a alimentação, com a sexualidade ou com o sono, algo está errado.

Tirar um período de descanso no trabalho também é altamente recomendável. Veja abaixo mais dicas do prof. Luiz Gonzaga Leite para identificar se os sintomas de estresse são comuns ou escondem a Síndrome de Burnout:

Procure identificar os agentes “estressores” e tente lançar mão de recursos que minimizam seus efeitos. Quando a pessoa sabe de onde vem a pressão, é meio caminho andado para buscar soluções;

Procure preencher seu tempo livre com atividades que relaxam ou distraem. Passe mais tempo com a família, com os amigos ou com o ser amado. Programe passeios com a turma ou mesmo sozinho, desde que se sinta bem;

Dedique algum tempo livre a trabalhos voluntários. Quando você se dispõe a ajudar os outros, desloca o foco dos próprios problemas;

Tire um dia para não fazer nada. Sabe aquele dia em que não se tem hora para levantar da cama, nem compromisso com ninguém? De preferência, não atenda nem ao telefone; Se o seu maior problema for o trabalho que vem desempenhando, use seu tempo livre para fazer um test-drive em uma nova carreira. A insatisfação profissional é um fator desencadeante de muitas doenças, como o alcoolismo, por exemplo.

Matéria publicada em: Visual Dicas.

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