Itália Viagens

Festa do Olio Nuovo na Toscana

olio

A dica de hoje aqui do LeBlog é especialmente para quem esta se programando para ir a tradicional celebração da colheita e produção de azeite acontece em novembro na Toscana.

A região da Toscana, na Itália é por si só um lugar único, especial e digno de cenário de filme. E além de tudo isso, existem por lá diversas tradições que foram mantidas durante milhares de anos. Uma delas é a Festa do Olio Nuovo, que acontece geralmente nos dois primeiros domingos de novembro e celebra a produção do primeiro azeite do ano.

Olio Nuovo é bem diferente dos azeites que estamos acostumados a encontrar nos supermercados, tem aroma forte e sabor um pouco amargo. É um produto artesanal e extremamente puro. Para entender melhor o processo de produção, é possível visitar os frantoios (locais onde são feitos) durante o período das festas.

olio2

A degustação desse azeite é acompanhada de fatias de pão torrado ou então dos feijões brancos típicos da Toscana. (Para completar, vale também experimentar o Vino Novello, vinho que também pode ser encontrado durante essa época do ano).

Uma sugestão de hospedagem é o belo Hotel Laticastelli Country Relais que instalado em uma fortaleza construída no ano de 1200, consegue aliar tradição a muito conforto. A infraestrutura conta com piscina, campo para cavalgadas, oliveiras dentro do próprio terreno – que podem ser visitadas – e o restaurante “La Taverna”, onde pode-se provar a gastronomia local e os belos vinhos da região de Chianti, em frequentes degustações organizadas para os visitantes.

olio1

Situada em um ponto estratégico da Toscana, essa pequena joia pode servir de base para todos os passeios pela região.

Para mais informações clique aqui 😉

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav