Vinhos

Os vinhos da Vinícola Septima

septima2

septima1

Na semana passada fui a um almoço muito especial no restaurante Max nos Jardins para conhecer os vinhos da Bodega argentina Septima.

A Bodega começou a ser construída em 2000 e hoje faz parte do Grupo Codorníu.

A Septima, (sétima vinícola do grupo Codorníu), é reconhecida por ser uma finca de elite, por unir uma série de fatores positivos, como clima continental, vales produtivos em desertos de altura, água de degelo para a irrigação, solos franco argilosos e pedregosos que fazem com que suas produções sejam internacionalmente reconhecidas e apreciadas. Além disso, os rótulos da Septima são considerados os Best Values de cada categoria, se destacando pela melhor relação preço/qualidade.

septima2

Os vinhos que eu provei (8 no caso) são maravilhosos, e já tenho os meus preferidos: Espumante Codorníu Clássico, muito frutado, macio e refrescante, para ser servido geladinho. O vinho branco Septimo Dia 2009 que eu adorei, 100% Chardonnay é elegante e suave e combina muito bem com carpaccio saladas, peixes brancos, risottos e queijos leves (ótima opção para almoço de verão) e o Septima Malbec 2012 é bem agradável para tomar com amigos acompanhando uma bela beringela, carnes vermelhas assadas em geral e torta de legumes.

Para os amantes de vinhos uma descrição mais profissional de cada vinho…

septima

Septima Gran Reserva

Blend excepcional, elegante, complexo e muito aromático. Um vinho de alquimia. Malbec de Agrelo e Vistaflores, Cabernet Sauvignon e Tannat 100% Finca SEPTIMA em Agrelo, Luján de Cuyo, uvas colhidas e elaboradas a mais de 1050 msnm.

10 Barricas Malbec

Edição limitada das melhores 10 barricas do Malbec que compõe o blend do Gran Reserva. Somente safras excepcionais. Edições limitadas e numeradas.

10 Barricas Cabernet

Edição limitada das melhores 10 barricas do Cabernet Sauvignon que compõe o blend do Gran Reserva. Somente safras excepcionais. Edições limitadas e numeradas.

Septimo Dia Malbec

Malbec argentino com corpo, frescor e tipicidade mendocina. Cerejas e violetas, amoras doces, cálido e soberbo.

Os terroirs de Vistaflores, Los Árboles e La Consulta, no Valle de Uco, somados aos de Finca SEPTIMA, em Agrelo, Luján de Cuyo, são um exemplo firme e delicioso do novo mundo.

Blend de terroirs, elaborado sob altos padrões de qualidade, cuidado minuciosamente, colhido e elaborado a mais de 1050 msnm.

Septimo Dia Chardonnay

Untuoso Chardonnay de Vistaflores, Valle de Uco, a 1350 msnm. 40% é fermentado em barrica de carvalho americano, dando untuosidade e personalidade a este branco aristocrático.

Aromas e sabores de maçã verde, baunilha, moka e tostados.

Septima Malbec

100% Malbec. O melhor do Valle de Uco e Agrelo, terroirs especiais para a cepa insigne argentina. Elaborado sob altos padrões de qualidade, este Malbec possui 6 meses de carvalho americano de terceiro uso. Cerejas frescas, tostados e baunilhas do carvalho, acidez e álcool em perfeita harmonia, com taninos suaves e delicados. Linha ideal para os amantes dos vinhos do Novo Mundo.

Los Pasos Malbec/Cabernet

100% Malbec de Luján de Cuyo. Colhida com excelente maturação devido à amplitude térmica e solos soltos da zona. Fresco e frutado, Malbec aromático e delicado. Paladar suave, sedoso e redondo. Garrafa leve, de acordo com a linha, e de fácil transporte. Top 3 na relação preço/qualidade. Garantia da Bodega SEPTIMA.

Anna de Codorníu

Notas aromáticas inconfundíveis de Chardonnay sem mascarar as outras variedades que lhe trazem características próprias. Equilíbrio entre acidez e açúcares, deixando-a apta aos paladares acostumados aos vinhos brut.