Alimentação Saudável Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Qual a melhor dieta?

dieta

A coluna de hoje do Hospital Santa Paula fala de um dos assuntos mais falados ultimamente, o emagrecimento. Ou melhor ainda, qual a melhor dieta para cada pessoa ou para o estilo de vida de cada pessoa.

Essa é uma questão importante para ficar bem atento antes de começar dietas malucas e mirabolantes que prometem fazer milagres.

O Dr. Ótávio Gebara (Diretor de Cardiologia do Hospital Santa Paula em SP) preparou uma coluna especial com informações importantes e curiosidades sobre o tema.

Voilà…

Qual a melhor dieta?

 Provavelmente é mais fácil desvendar todos os segredos do universo do que responder a essa pergunta.

O número de dietas disponíveis ou que já estiveram na moda nos últimos anos é praticamente incontável. Mas aí fica a pergunta, qual a melhor? E se era a melhor, por que surgiu uma melhor ainda, e ninguém mais fala daquela dieta do ano passado?

Se fosse fácil responder a essa pergunta, não existiriam tantas opções e nem defensores fervorosos de cada uma delas.E nem livros e mais livros que prometem resultados fantásticos em curtos espaços de tempo.

No fim do período de férias, é bastante frequente o desejo de perder alguns quilos que acumularam nos excessos. A verdade é que a dieta que mais emagrece é aquela que reduz mais o componente total de calorias. Quando é muito radical, ela é insustentável no longo prazo e o efeito “sanfona” aparece. Mas qual é o objetivo? Emagrecer a qualquer custo para sua saúde? Provavelmente não…

O segredo esta no balanceamento dos alimentos e nas quantidades reduzidas. Nada deve ser proibido! A dieta do mediterrâneo (frutas, legumes e verduras, peixes, azeite e até carnes em pequenas quantidades são permitidas) é a melhor e a mais divertida. Os estudos científicos mais sérios apontam ela com a melhor para a sua saúde.

Quer saber o que funciona pra perder peso?

Vamos a algumas diretrizes:

1-     Corte o doce o mais que puder.

2-     Corte o carbohidrato simples e apenas reduza o bom: O refinado (presente no pão branco, nos biscoitos e no arroz branco) e o simples (como açúcar e mel) são campeões em aumentar sua fome, e por isso devem ser evitados. Aqueles presentes em alimntos integrais devem ser apenas reduzidos. Varios estudos demonstram que reduzir radicalmente os carbohidratos pode levar a sintomas de perda de energia, capacidade de trabalho e até depressão.

3-     Pense no que está comendo e não coma mecanicamente (na frente da TV ou computador por exemplo). Os franceses e italianos que dedicam tempo e qualidade a suas refeições, que contém uma carga lelvada de gorduras, tem um índice de obesidade e doenças cardiovasculares bem menor do que americanos e brasileiros… sabedoria.

4-     Reduza o alcool. Alguns estudos mostram que nesse período de fim de férias, apenas a eliminação do alcool pode levar a perda de até 2 Kg em 30 dias.

Em conclusão:

A melhor dieta é aquela que permite emagrecer sem prejudicar a saúde. O ideal é que não seja muito restritiva, e que leve o indivíduo a uma reeducação alimentar, assim se aprende a comer bem e não se volta a engordar no fim da dieta. E lembre-se, sem atividade física, nenhuma dieta funciona bem. 

Dr. Otavio Gebara

Adorei as dicas, e vocês? 🙂

  • Nancy

    Adorei! Vou fazer e te falo o resultado!!!

  • Vilma

    Só hoje li este post ! Adorei!

    • patriciamattos

      Que bom que gostou!!!
      Um beijo grande
      Paty