Viagens

O que fazer em Atenas

atenas9

Nesta minha última viagem à Grécia aproveitei para conhecer a cidade de Atenas e adorei! É realmente uma cidade encantadora que une o antigo e o novo harmoniosamente se transformando em um lugar com muita história perfeito para passear.

atenas9

Como meu tempo foi curto aproveitei para fazer os passeios principais.

Como é impossível ir até Atenas e não visitar a Acrópole, foi por aí que fiz a minha primeira parada, mas eu sugiro começar o passeio pelo “Museu da Acrópole” para entender um pouco da história antes de ver ao vivo a grande obra de arte a céu aberto.

atenas4

O Museu da Acrópole foi fundado por um decreto de 1863 no lugar onde antigamente, segundo a Mitologia Grega, existiu um santuário dedicado ao Rei  Pandion. Já nas escavações preparatórias foram encontradas algumas esculturas que hoje ficam expostas nas salas do museu e no seu subsolo através de um piso de vidro.

atenas5

O Museu da Acrópole também está ampliando seus serviços para os visitantes e começou a implementar um programa de atividades intitulado “A day at the Acrópolis Museum ” onde crianças e adultos podem passar um dia agradável conhecendo muito da História e Mitologia Grega.

Saindo do Museu você pode ir caminhado para a Acrópole ou então pode subir até lá com o trenzinho que passa de tempos em tempos na frente do museu.

atenas11

Acrópole em grego significa a parte mais alta da cidade e a parte alta da cidade na Grécia antiga era a casa do rei que lá morava por questões defensivas. Com o tempo acabou virando o centro religioso, sede de templos e de reuniões da sociedade. Portanto, você encontrará outras acrópoles em outras cidades, mas, por antonomásia, quando se diz simplesmente Acrópole estamos nos referindo àquela de Atenas.

atenas8

A famosa Acrópole foi provavelmente construída no ano de 450 a.C. , e hoje está com a maior parte de suas estruturas em ruínas mas ainda reina soberana sobre a colina e pode ser vista de diversos pontos da cidade. Não deixe de visitar o “Estádio Olímpico”, sede dos primeiros jogos olímpicos da Era Moderna no verão de 1896.  Vale a pena passear a pé para observar os detalhes dos antigos arcos e edificações.

atenas3

“Acrópole, a rocha sagrada, composta por várias ruínas e templos dedicados aos deuses gregos”.

atenas10

A apenas 10 minutos de caminhada a partir da Acrópole está a área mais antiga da capital grega. Plaka é um bairro charmoso, com ruas estreitas de pedra e paralelepípedo (a maioria fechada para o tráfego de carros). A região é o centro de Atenas desde a Antiguidade e exibe construções desde o século II a.C. – embora a maioria dos edifícios vistos por ali date dos séculos XVIII e XIX. São sobrados rentes às ruas, com floreiras, estátuas e vasos à mostra.

atenas7

O ideal é sair a pé, caminhando e explorando todos os cantinhos dessa região repleta de restaurantes, bares e lojinhas charmosas que vendem roupas e calçados além de uma infinidade de lembrancinhas.

A rua principal do comércio é a Adrianou e inclusive nesta região também é possível encontrar diversas lojas com muitas objetos em prata com bons preços.

atenas6

Minha sugestão para o almoço é um restaurante super delicioso e tradicional chamado “The Fisherman’s Taverna”. A especialidade são os peixes e demais frutos do mar. Nele é possível escolher o peixe ao vivo, pesar e aguardar para ser degustado. Ele já vem para a mesa sem espinhos.

atenas1

Minha dica é sentar em uma das mesinhas ao ar livre e desfrutar o dolce far niente grego!

atenas

Voilà..

atenas2

Endereços:

Museu da Acrópole Dionísio Areopagita 15, Athens 11742

Acrópole – Athina, Grécia

The Fisherman’s Taverna – 16 Erechtheos, Plaka

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav