Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula Le Look du Jour

Dicas para viver mais e melhor!

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Ola!

A boa notícia de hoje aqui no LeBlog é que temos mais um parceiro que eu admiro muito.

É o Hospital Santa Paula, que a partir de hoje vai assinar uma coluna quinzenal chamada “Cuide-se por Hospital Santa. Paula” com dicas e cuidados que devemos ter com a saúde para viver mais e melhor.

As colunas serão sempre assinadas por médicos que darão a sua contribuição para a gente começar a cuidar um pouco mais de nós mesmos. Vamos começar com a coluna de hoje do Dr. Otávio Gebara (Diretor Clínico do Hospital Santa Paula) sobre “Tristeza e depressão”. Espero que gostem!!!

Para quem não conhece, o Hospital Santa Paula é reconhecido por suas modernas instalações, pelo investimento constante em tecnologia de ponta e atendimento humanizado, constituindo um complexo hospitalar referenciado no pronto-atendimento e em tratamentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, oncologia e neurocirurgia.

Voilà…

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Felicidade é bom para o coração.  Ela se associa a bons hábitos, libera hormônios que são protetores para o sistema cardiovascular.

A depressão é um mal que acomete  duas vezes mais mulheres do que homens, leva a alterações no sono e à irritabilidade. Juntas, elas acendem o estopim do sistema nervoso simpático, aquele que mantém o corpo em alerta, aumentando a pressão e acelerando os batimentos cardíacos. Não raro, isso é o que basta para o coração bater fora de compasso – quadro que nós médicos conhecemos como  arritmia e que pode se tornar perigoso.  Além disso, a depressão se associa a maus hábitos tais como o sedentarismo, alimentação em excesso e o tabagismo, todos inimigos do sistema vascular. A própria depressão ativa o sistema inflamatório que vai acelerar o processo de aterosclerose (depósito de gordura nas artérias).

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Estresse:

Ativa o sistema nervoso simpático, que libera adrenalina e noradrenalina, que aceleram o coração e aumentam as chances de arritmias e espasmos nas artérias do coração. O estresse libera também o hormônio cortisol que além de alterar o bom funcionamento dos vasos, altera o metabolismo de gorduras e açúcares.

Saiba driblar o estresse:

Estas são as nossas dicas para você aliviar o impacto de um dia-a-dia estressante antes que isso atrapalhe a sua saúde.

– Reconheça suas limitações – Procure não se preocupar excessivamente com aquilo que não está em suas mãos.

-Compartilhe suas preocupações – Parece conselho de manuais de auto-ajuda, mas acredite que conversar com alguém capaz de lhe ouvir e dar palpites ajuda bastante, como se o peso não ficasse exclusivamente em suas costas.

-Pratique atividade física – Não podemos deixar de repetir essa dica. Você já sabe que os exercícios fazem o seu cérebro liberar substâncias que auxiliam no relaxamento.

-Sorrir mais induz o cérebro a produzir neurotransmissores ligados ao bem-estar.

-Procure meditar, fique só, em silêncio, na penumbra, pensando só em coisas boas. Sim, seus pensamentos influenciam demais na química cerebral.

-Descanse – Insônia e tensão só geram mais e mais estresse. Então, dê um tempo…

-Divirta-se –O lazer é uma medida preventiva inigualável quando falamos em saúde cardiovascular.

-Seja ainda mais sociável. Interagir com amigos, familiares ou colegas de trabalho ajuda a espantar a tristeza e a depressão, que são notórias inimigas do coração.

-Organize suas atividades – Fazer tudo ao mesmo tempo provoca um nervosismo tremendo. Faça uma coisa de cada vez, dando prioridade às tarefas que são de fato mais urgentes. Planeje.

-Respire corretamente- Sente-se confortavelmente. Feche os olhos e inspire, contando até seis. Prenda o ar por mais seis segundos, e expire, bem devagar. Esse é um ótimo exercício de relaxamento.

-Durma bem – Para um bom sono, feche os olhos e os movimente para cima. Faça uma contagem regressiva de 30 a zero. Repita o procedimento quantas vezes precisar. Logo, você sentirá o resultado.

Eu adorei as dicas! E voces, gostaram???

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