Costa Amalfitana Gastronomia Itália Sorrento Viagens

Don Alfonso 1890 em Sant’Agata

donalfonso4

don alfonso, restaurante don alfonso 1890, sorrento, sant'agata, costa amalfitana, resaurantes na costa amalfitana, verao europeu

Pertinho de Sorrento, em uma pequena cidadela chamada Sant’Agata está o restaurante Don Alfonso 1890, que por indicação do meu amigo and chef de cozinha Carlos Bertolazzi não podia deixar de conhecer.

Fomos então eu e Vivian animadas para conhecer este restaurante top top que fica há apenas 15 minutos de carro de Sorrento que com certeza é um dos melhores da região.

A decoração do ambiente é moderninha, mas bem clean, tudo bem claro com grandes lustres que dão um charme a mais no ambiente e todos os tecidos das cadeiras e sofás são floridos em variados tons de rosa, cor inclusive que está presente em algumas das paredes e em detalhes nas roupas dos maîtres e garcons. Um charme!

Pequenos banquinhos com o mesmo tecido das cadeiras são estrategicamente posicionados ao lado das mesas para as clientes apoiarem a bolsa, uma boa idéia que fica bem delicado.

don alfonso, restaurante don alfonso 1890, sorrento, sant'agata, costa amalfitana, resaurantes na costa amalfitana, verao europeu

Quem comanda a cozinha é o chef de cozinha Ernesto Iaccarino, que faz parte dos “Grands Chefs Relais Chateaux” e junto com sua mãe e pai tocam o restaurante de Sant’Agata, que hoje se tornou uma pequena vila com um Hotel Boutique e aulas de gastronomia.

O menu é tradicional italiano com receitas clássicas que já fizeram história na casa, além das novidades do ano, que variam de acordo com a estação. O Restaurante tem uma horta orgânica, onde eles produzem quase todos os ingredientes do cardápio.

As sugestões e novos pratos são criados a partir do que está mais fresco na época, para trazer sempre o que tem de melhor para os clientes. Isso nós podemos notar pela qualidade dos produtos oferecidos e pelo sabor maravilhoso nos pratos.

don alfonso, restaurante don alfonso 1890, sorrento, sant'agata, costa amalfitana, resaurantes na costa amalfitana, verao europeu

O couvert é composto por uma seleção de pães feitos na casa, incluíndo uma focaccia fresca deliciosa.

A manteiga e azeite são da região.

Como prato principal a minha sugestão é a massa com vôngole e abobrinha, fresca e al dente no ponto certo. O ravioli ao molho pomodorino também é maravilhoso. Para sobremesa, após o sorbet (pré-dessert) opte pela selecão de petit fours da casa. São várias delícias em pequenas porções para você provar um pouco de cada. E para acompanhar o licor da casa é perfeito.

A casa conta ainda com uma adega feita há centenas de anos, que abriga mais de 25.000 garrafas dos quais muitas são dos melhores vinhos do mundo.

Nós fizemos uma visita por esta adega que foi uma das mais impressionantes que já vi.

É um business familiar onde todos estão sempre presente, prontos para mostrar a história do restaurante e da família. Eles são extremamente simpáticos e vale uma visita pela cozinha e adega para conhecer um pouco mais do local.

Um lugar muito agradável em todos os sentidos que com certeza vai lhe proporcionar um momento único.

A família é muito atenciosa e bem profissional, vale a pena fazer a visita pela cozinha, adega e pelo salão externo do restaurante e na sala onde são feitas as aulas de culinária.  Não fique acanhado e peça para visitar que eles irão mostrar com o maior prazer!

Não deixe de fazer reserva!

Corso, 11/13 – Saint’Agata – Itália

  • Daniela

    Esse restaurante é o melhor!!!

  • Daniela

    Esse restaurante é o melhor!!!

  • Daniela

    Esse restaurante é o melhor!!!

  • Nancy

    Estou amando suas dicas. Todos os dias leio para saber a novidades !!!

    • patriciamattos

      Que bom que bom que bom!
      Este restaurante é top!
      Beijos
      Paty