Gastronomia Viagens

Chegada em Ponte de Lima e Paço de Calheiros

ponte de lima, portugal, solares de portugal, paco de calheiros, dicas de portugal, conde de calheiros

Depois de uma longa viagem com direito a perda de vôo, horas no aeroporto de Lisboa e tudo mais, eis que chego em Ponte de Lima.

ponte de lima, portugal, solares de portugal, paco de calheiros, dicas de portugal, conde de calheiros

A cidade mais antiga de Portugal tem cerca de 70 mil habitantes e ainda mantém muito das suas tradições. É uma cidade calma, tranqüila, e bem bonita.

Primeiro fiz um passeio pelo centro histórico. Tem muitos cafés e bares deliciosos com uma bela vista para a Ponte, e ruas estreitas ainda é possivel ver as ruínas medievais.

Depois conheci a guia portuguesa da viagem chamada Maria do Céu, que falou um pouco do “Solares de Portugal”. (Nesta viagem vou conhecer alguns destes Solares para trazer dicas aqui para o LeBlog e para a Top Destinos).

Os Solares são na verdade algumas propriedades antigas (são aproximadamente 100 em todo o país) que recebem o turista no sistema chamado TURIHAB, ou seja, turismo de habitação, onde os próprios donos das residências, na maioria das vezes são decendentes das famílias originais proprietárias das casas, ainda moram no local e recebem os hospedes de maneira muito simpática e natural. E assim fazem parte do convívio dos turistas, contando um pouco da sua história, da história da família, da casa e de Portugal. É muito interessante.

Para fazer parte do Solares, a casa precisa ser aprovada pelo conselho do TURIHAB.

Quem gosta de vivenciar esse tipo de experiência vai adorar.

O primeiro Solares visitamos foi o Solares “Paço de Calheiros”, onde fomos recebidos pelo Sr. Conde de Calheiros. Uma pessoa maravilhosa que mostrou toda a residência, os jardins e contou um pouco da história da família e da casa que é do século XVII e se mantém quase intacta.

ponte de lima, portugal, solares de portugal, paco de calheiros, dicas de portugal, conde de calheiros

Os jardins da casa são realmente lindos, e o Conde ainda falou que esta fazendo um SPA com sauna, piscina aquecida, jacuzzi e área de massagem para os hóspedes poderem relaxar completamente quando forem visitar o Paço de Calheiros.

Voilà…

Para conhecer mais sobre o Solares de Portugal clique aqui!