Viagens

Continuando com as dicas da minha Lua de Mel, (clique aqui para ver o primeiro post), o segundo Lodge que visitamos na reserva Phinda África do Sul foi o Forest Lodge.

O Lodge é um dos seis magníficos Lodges da andBeyond em Phinda. Uma das lideres mundiais em empresas de turismo de luxo, o grupo tem diversos hotéis na Ásia, África e América do Sul.

O Forest Lodge fica ao norte da reserva em uma área chamada “Sand Forest”, uma área protegida de elefantes e de outros animais de grande porte para preservar árvores raríssimas como a Libimbowalking, que cresce cerca de 1 milímetro por ano.

Nós fizemos um verdadeiro safari para chegar do Rock ao Forest Lodge. O trajeto demorou 40 minutos mas nem percebemos, adoramos ver a mudança de vegetação ao norte da reserva.

Chegando no Lodge fomos muito bem recebidos pela equipe do Lodge que nos aguardava com um chá gelado e toalhinhas umedecidas. O serviço de excelente qualidade é marca registrada nos lodges andBeyond.

O Phinda Forest Lodge é totalmente integrado à natureza, uma maravilha em meio à densa floresta africana. É um dos primeiros lodges de luxo com design totalmente ecológico e está localizado em uma região de vegetação rara: um misto de floresta e areia.

O Lodge tem muitas áreas totalmente abertas que nos permitem admirar e perceber o encantamento que é estar cercado pela floresta, por animais e por uma tranquilidade única que esse ambiente transmite. Temos sempre uma vista deslumbrante para a floresta e para esse ecossistema tão exótico.

O restaurante é o máximo, totalmente aberto ao lado da espaçosa área de estar, que tem uma vista panorâmica de um prado aberto onde os animais passam frequentemente.

É emocionante ver os animais circulando livremente em seu habitat natural.

Em alguns dias, durante o entardecer, em uma outra área protegida, uma fogueira recebe a todos com uma cerimonia tradicional africana. Perfeito para conhecer um pouco da cultura local.

forest1

As acomodações são completamente integradas à natureza. As janelas, que vão do chão ao teto são todas de vidro e o o design convida a floresta para dentro do ambiente sem abrir mão da privacidade. A densa vegetação faz muito bem esse papel. As formas da floresta se modelam ao longo das suítes e acordar com os sons da natureza é uma experiência única! Os pássaros e as folhas balançando de forma suave se juntam aos primeiros raios de sol em manhãs sempre calmas. A maneira perfeita de começar o dia. 

A varanda é confortável, perfeita para apreciar um drink após o safari. Os quartos são equipados com um ótimo frigobar.

Ao anoitecer não é permitido transitar sozinho pelo Lodge, é necessário chamar sempre um segurança para acompanhar no caminho até o restaurante ou outro local.

No coração do andBeyond Phinda Forest Lodge encontramos uma piscina maravilhosa com deck e uma espaçosa área para banho de sol. Do deck, a vista panorâmica é perfeita para apreciar a natureza, inclusive alguns  macacos que animados estão sempre a saltar de uma árvore para outra.

O serviço do Lodge é “all included” e os hóspedes podem se servir das bebidas de um frigobar completo que fica disponível também na área da piscina. 

 

O “Game Drive” ou  “Safaris”  como chamamos por aqui são o máximo. Geralmente acontecem ao amanhecer e ao anoitecer que são os horários em que a maioria dos animais está mais ativo. O primeiro começa antes do sol aparecer. O telefone toca as 5hs e as 5h30 todos se encontram na sala para um suco, chá ou café e o safari parte em 15 minutos.

Cada jipe leva até 6 pessoas e tem sempre dois guias, um dirige e vai contando as histórias e curiosidades dos animais e o outro fica responsável por descobrir onde estão os animais e avisar o motorista para seguir suas pistas. Geralmente são os mesmos guias que levam os hóspedes durante toda a estadia.

Os safaris duram em média 4 horas e são sempre uma surpresa, nunca sabemos o que vamos encontrar ou não encontrar. É uma emoção quando encontramos algum animal seja ele pequeno ou algum dos “Big Five” (leão, leopardo, búfalo, rinoceronte e elefante). Cada animal tem a sua graça e todos eles são especiais. Vê-los em seu habitat natural é muito interessante!

Ao final de cada safari é feito uma pausa para um lanche. Na pausa da manhã é oferecido chá ou café e na pausa da tarde a opção pode ser uma cerveja, vinho ou até um drink. Tudo acompanhado de bolachinhas e aperitivos locais.

Veja alguns cliques dos safaris que fizemos em Phinda enquanto estávamos no Forest Lodge!

Com sete habitats distintos, o Phinda é descrito como “Sete Maravilhas do Mundo”. Uma tapeçaria de bosques, pastagens, zonas húmidas e florestas, intercalados com cordilheiras, rios e pântanos. Dentro de mil hectares da rara floresta arenosa, a reserva está situada próxima a uma das mais espetaculares praias e recifes de corais do Oceano Índico. Os visitantes podem experimentar por lá inesquecíveis experiências com a natureza.

Além disso, o Forest Lodge tem também outras atividades incríveis além do safari. Quem visita o local tem a experiência completa de estar no meio da savana africana. São diversos os tipos de safaris (a pé, no oceano, em scubas…), tours pelas vilas Zulu, aventuras pela praia, observação de tartarugas (sazonal), observação e fotografia de pássaros, safaris privativos e em família entre outros.

A andBeyond tem um forte comprometimento com a sustentabilidade, conservação e empoderamento das comunidades locais. Por conta disso, eles obtiveram reconhecimento mundial e ganharam diversos prêmios. É a perfeita junção de luxo e hospitalidade, resultando em experiências únicas lideradas por guias altamente habilidosos e especializados.

Informações importantes

A moeda oficial da África do Sul é o Rand. Alguns hotéis e restaurantes aceitam dólar mas geralmente o cambio destes lugares não é muito bom, portanto recomendo trocar uma boa quantidade para não perder na troca.

Brasileiros não necessitam de visto para permanência de até 90 dias (turismo e/ou negócios), basta apenas apresentar o passaporte com validade de até 1 (um) mês da data de retorno ao Brasil, com pelo menos 1 (uma) página em branco e apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Dicas

Verificar o que está incluso na reserva antes de fechar seu pacote.  Os nossos lodges da andBeyond eram all included.

Recomendo ficar 2 ou 3 dias em cada lodge e fazer pelo menos 4 ou 5 dias de safari. É uma viagem muito especial e merece um tempo mínimo para conseguir aproveitar e relaxar.

Como chegar

Voamos de South African Airlines, de São Paulo para Johannesburgo e pegamos um voo de 1h15 para Richards Bay (também  de SAA), de lá seguimos em um transfer do Hotel por mais 2hs para o Phinda Rock Lodge.

Quem preferir pode alugar um carro para fazer o trajeto de Richards Bay – Phinda por conta própria mas lembrem-se que lá a direção é estilo mão inglesa e possibilidade de encontrar diversos animais na estrada.

*Pacotes especiais para Lua de Mel! Em todos lodges andBeyond a noiva tem 50% de desconto nas diárias!

Clique aqui para ver o site da &Beyond.

Para mais dicas da África no LeBlog, clique aqui.