Bem Estar

Ontem dia 08 de agosto foi o Dia Nacional do Combate ao Colesterol e aproveitamos a data para compartilhar algumas boas dicas do Hospital Santa Paula para ter um colesterol saudável.

O colesterol é um tipo de gordura presente em alimentos de origem animal e que também é gerado por nosso corpo. Ele desempenha funções essenciais no organismo, como produzir hormônios e vitamina D.
São dois tipos de colesterol: o LDL, considerado “colesterol ruim”, que facilita a entrada do colesterol nas células e faz com que o excesso se acumule nas artérias na forma de placas de gordura, causando obstrução; e o HDL, considerado “colesterol bom”, que retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo.

Quando em excesso, o colesterol LDL é prejudicial por aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os níveis ideais de colesterol no sangue são de 70mg/dL, não ultrapassando 100mg/dL. De 160 a 189 já é considerado alto e acima de 190 muito alto.

Segundo Otavio Gebara, cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula, os problemas cardiovasculares causados pelo colesterol começam a ser construídos na primeira infância, até os 5 anos de idade. “O processo de depósito de gorduras nas artérias começa bem cedo. Existe uma interação entre os fatores genéticos e ambientais, mas também depende do estilo de vida, se a criança se alimenta de forma adequada ou não”, explica.

Gebara esclarece que muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e falta de atividade física. Porém um dos fatores mais comuns é a dieta. Cerca de 70% do excesso de colesterol LDL é produzido pelo fígado e o restante (30%) vem da ingestão de alimentos ricos em gordura.

O excesso de colesterol LDL não apresenta sintomas claros. Por isso é tão importante fazer exames com frequência, principalmente se a pessoa ingere muita gordura saturada, está acima do peso, é sedentário ou se tem histórico familiar de morte infarto.

“Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas só estão indicados em pessoas com alto risco, quando as mudanças no estilo de vida não conseguiram um controle adequado”, explica Dr. Otavio. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável, o peso sob controle, e uma dieta balanceada são fundamentais para controlar o colesterol.

Algumas dicas práticas do cardiologista para um colesterol equilibrado:

– Praticar exercícios físicos;
– Não fumar;
– Evitar o estresse;
– Comer mais frutas e vegetais;
– Dar preferência a carnes brancas, grelhadas ou assadas;
– Comer uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs;
– Limitar a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite;
– Limitar os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado;
– Utilizar derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;
– Evitar frituras;
– Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol.

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Foto by Jamie Street on Unsplash

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