Viagens

A silhueta do belo Castelo de Maintenon de longe embeleza o cenário. A propriedade leva o nome da dona do castelo, a famosa Madame de Maintenon.

A história dessa mulher parece sair de um conto de fadas. Viúva do poeta Paul Scarron, seu nome de batismo era Françoise d’Aubigné. Casou-se secretamente com Luís XIV, rei de França e de Navarra. O casamento “secreto” não foi tao discreto assim, causando falatório em toda corte. A notícia chegou até mesmo ao papa na época, que enviou presentes ao casal. Madame Maintenon de governanta passou à esposa do rei, em uma história impressionante.

O castelo representa sua ascendência social, passando por uma série de transformações e reformas para satisfazer as exigências do rei. Jardins, alas especiais, tudo hoje forma o belíssimo conjunto que dá vida ao Maintenon.

Para quem visita o castelo, o tour tem duas partes: na primeira, são visitados os apartamentos do século de Madame Maintenon e Marshal Adrien-Maurice. Na segunda parte, o tour passa pelos pequenos apartamentos do século 19 desenhados pelo Duque Paul de Noailles e sua esposa Alicia de Rochechouart de Mortemart, pelo quarto do rei Louis XIV e pelos amplos apartamentos do século 19 próximos até a galeria inspirada nas imensas galerias do Château de Versailles. Para completar o passeio os visitantes podem fazer um passeio pelo imenso jardim e caminhar até o aqueduto.

São oito séculos de história, onde o antigo castelo foi sendo reformado e melhorado para se tornar uma confortável e moderna residência aristocrática.

Veja algumas imagens:

 

 

Para quem deseja ver pessoalmente essa linda propriedade, é possível fazer visitas individuais e em grupo.

Os preços variam, mas ficam em torno de 10 libras. Todos os detalhes, mapa dos arredores, datas e horários de abertura e informações podem ser encontradas no site do castelo.

Dicas

A moeda utilizada na França é o euro (€), A PID (Permissão Internacional para Dirigir) pode ser requerida junto ao Detran. Ela pode ser requerida ao alugar um carro em território francês ou em cidades europeias.

Aos domingos, o comércio das pequenas cidades do Vale do Loire está fechado.

Quando ir

A região pode se visitada durante todo o ano. A temperatura média anual nas cidades dos Loire é de cerca de 10ºC, com médias que variam entre 18ºC, no verão, e 4ºC, no inverno. No verão, de março a outubro a paisagem é mais bonita e movimentada, com muitos eventos culturais com dias mais longos e os châteaux ficam abertos por mais tempo, enquanto no inverno é mais calmo e muitas atrações têm horários limitados e os châteaux fecham mais cedo.

 

Como chegar

Uma viagem pelo Vale do Loire pode ser facilmente combinada juntamente a visitas a Paris ou outras cidades europeias. Tem fácil acesso por estrada e trem, há trens que ligam Paris a Angers, Tours e Blois.

*O LeBlog visitou a região do Vale do Loire a convite da “Atout France” em parceria com a “Air France”.

A AirFrance opera voos diários entre São Paulo – Paris – São Paulo e Rio – Paris – Rio.

Para ler mais sobre viagens na França, clique aqui!

Castelo de Maintenon  |  Place Aristide Briand, 28130, Maintenon, França.