Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Cuidados com a pele

sardas-sta-paula

As pintas e sardas podem ser muito charmosas, mas é preciso estar atento à elas. Ao longo da vida, as sardas vão aparecendo nas regiões mais expostas ao sol, como rosto, colo, e mãos, e geralmente não são motivo de preocupação. Mas pintas com certas características apontadas pelos profissionais devem ser checadas. A Dra. Vanessa Mussopapo, dermatologista do Hospital Santa Paula dá algumas dicas dicas de como se precaver.

Quando as pintas são planas, irregulares e com mais de uma cor, segundo Vanessa, elas podem sinalizar câncer de pele ou um melanoma, que é o tipo de câncer de pele mais grave. As pintas altas e molinhas não são motivo para dor de cabeça: “Diferentemente do que todo mundo pensa, elas geralmente são benignas”, garante Vanessa.

A dermatologia moderna possui uma prática a regra do ABCDE, que ajuda a saber quando a pinta é suspeita e precisa da avaliação de um especialista. Se a pinta ou a sarda tiver qualquer uma das seguintes características, agende uma consulta com um especialista.

A: assimetria (se a pinta for dividida ao meio, um lado é diferente do outro)

B: bordas irregulares

C: cores diferentes (duas cores ou mais – marrom, preto, azul, branco e vermelho, normalmente)

D: diâmetro maior que 6 mm

E: evolução da pinta (se ela cresceu ou mudou de cor, por exemplo)

Além do ABCDE, sintomas físicos que venham com uma pinta ou uma sarda merecem atenção: se há coceira, ardência, dor ou sangramento, corra para o dermatologista.

Após você detectar em casa uma pinta suspeita, a dúvida vem: o que acontecerá no consultório da dermatologista? Vanessa explica alguns procedimentos:

“Realizamos a dermatoscopia, que é um exame na pinta ou na sarda com um aparelho chamado dermatoscópio. Ele consegue identificar estruturas que podem sugerir se ela é benigna ou maligna”, explica Vanessa. Luciana nos dá uma imagem mental do que é esse exame: “É uma lente de aumento que colocamos diretamente sobre a lesão”. Após isso, caso haja suspeita de algo maligno (câncer de pele ou melanoma), é feita uma biópsia, e o resultado chega após duas ou três semanas.

Um lembrete é que, embora sejam mais comuns nas áreas expostas ao sol, as pintas e sardas podem surgir em qualquer parte do corpo. E, quanto mais improvável a localização delas, maior o alerta, como axilas, área genital, nádegas, palmas das mãos, plantas dos pés,  e até mesmo sob as unhas, principalmente se forem recentes.

O conselho de Vanessa é conhecermos as nossas pintas, assim caso apareça alguma nova, ou haja alguma modificação das pintas antigas, saberemos na hora e procuraremos um médico. A melhor dica é procurar um médico o mais rápido possível, seja para desencargo de consciência ou para tratar logo, pois quanto mais cedo um melanoma for diagnosticado, mais chances de cura!

Para mais dicas de saúde e bem estar, clique aqui.

Matéria Via MSN

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav