Bem Estar

A coluna de saúde de hoje aqui do LeBlog do Hospital Santa Paula é especialmente para os festeiros: o Carnaval já se aproxima e milhares de pessoas vão celebrar o feriado em blocos de rua, festas particulares e desfiles de escola de samba. Para se divertir do começo ao fim, há alguns cuidados que devem ser tomados em qualquer ocasião, respeitando o limite do seu corpo.

Alimentação

Segundo a nutricionista Lara Natacci, o carnaval equivale a uma atividade física intensa e faz com que o organismo perca muitos nutrientes pelo suor e o desgaste leva à produção de mais radicais livres. Por isso, o ideal é evitar a ingestão de alimentos pesados, que dificultem a digestão; ingerir frutas, legumes, verduras e grãos ricos em antioxidantes, como maçã, kiwi, laranja, brócolis, espinafre, aveia e milho. Alimentos diuréticos ajudam a desinchar, principalmente, após o consumo exagerado de álcool.

Além disso, é fundamental não deixar a hidratação de lado. De acordo com o diretor médico e cardiologista do Hospital Santa Paula, Dr. Otávio Gebara, o recomendado é ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia, de preferência, a cada duas horas. O consumo de água também pode ser complementado por bebidas isotônicas, que ajudam a repor os minerais, como a água de coco.

Segurança

Com a aglomeração de pessoas, os blocos de rua podem ser um ambiente propício para furtos e roubos. Para prevenir estas situações, leve apenas o essencial como carteira de identidade (RG ou CNH), dinheiro ou cartão (crédito ou débito), chave de casa e celular (se for necessário).

O especialista em segurança Diógenes Lucca recomenda levar um papel com os principais números de telefone anotados, caso você perca o celular, ele seja furtado ou fique sem bateria.

Evite levar mochilas e bolsas, por isso utilize roupas seguras, que permitam guardar os objetos nos bolsos da frente ou da lateral, desde que estes apresentem velcro ou botão. E nunca coloque o celular ou objetos de valor nos bolsos de trás. Lucca ainda aconselha que em casos de assalto, independente se o criminoso estiver armado ou não, é importante não reagir e fazer registro do furto. Em alguns estados, a denúncia pode ser feita online.

Caso vá consumir bebidas alcoólicas, não compre os produtos de ambulantes desconhecidos, não compartilhe o copo com ninguém e nem o deixe longe de você. E lembre-se: se beber, não dirija. Além disso, defina pontos de encontro com os amigos. Caso vocês se percam, fica fácil se achar.

Para mais dicas de saúde e bem estar clique aqui.