Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Dicas para manter a saúde no verão

santa paula verao

Chegou o verão e o Hospital Santa Paula preparou algumas dicas práticas e importantes para manter a nossa saúde em dia durante a temporada mais quente do ano!

Apesar da diversão, o calor em excesso pode oferecer riscos à saúde. Segundo o diretor clínico e cardiologista do Hospital Santa Paula, Dr. Otávio Gebara, os principais problemas são: sudorese excessiva, dor de cabeça, vertigem, insônia, cansaço, desidratação, alergias na pele, problemas respiratórios e intestinais, entre outros, afetando principalmente crianças, idosos e grávidas.
“No sistema respiratório, as temperaturas extremas e as alterações de umidade provocam a retenção e espessamento do muco (catarro), traduzindo-se em sintomas de tosse e expectoração. Os pacientes portadores de asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais vítimas”, diz o especialista.
O médico ressalta que a pele pode sofrer irritações, queimaduras e desidratação. Também podem ocorrer mudanças no hábito intestinal, cólicas e vômitos, não esquecendo que com o calor os alimentos sofrem uma decomposição mais acelerada, por isso é preciso estar atento ao armazenamento e refrigeração na hora de consumi-los.
“Em casos extremos, o indivíduo pode desenvolver hipertermia, caracterizada pelo aumento excessivo da temperatura corporal. Se não identificada e tratada com rapidez, o paciente pode ter consequências mais graves como insuficiência respiratória, insuficiência renal aguda, insuficiência hepática e vir a falecer”, explica Gebara.

Para se prevenir dos efeitos nocivos que o sol e o calor podem causar, o médico do Hospital Santa Paula dá algumas dicas do que fazer para aproveitar o verão com saúde e disposição:

1. Hidratação: o recomendado é ingerir no mínimo dois litros de água por dia (exceto pacientes com restrições médicas);

2. Vestimenta: use roupas com tecidos mais leves e frescos, de preferência de cores claras, que absorvem menos calor;

3. Refresco à mão: ande com lenços umedecidos na bolsa ou na mochila para refrescar a pele;

4. Cuidado com o sol: evite a exposição solar depois entre 10h e 17h e sempre utilize protetor solar no mínimo com fator 30 nas partes que ficam expostas ao sol;

5. Alimentação: tenha uma dieta balanceada e não coma alimentos de difícil digestão, principalmente à noite;

6. Cuidando do ar: vaporizadores e bacia com água nos ambientes são medidas paliativas que podem oferecer uma sensação de conforto.

7. Na hora do banho: evite banhos muito quentes ou muito frios.

Para mais dicas de saúde, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav