Bem Estar

Com cada vez mais visibilidade, o Outubro Rosa tem feito muito a diferença através da conscientização da importância da prevenção e tratamento adequado para o câncer de mama.

O Outubro Rosa, que teve início na Califórnia – EUA – nos anos 90 é uma mobilização mundial que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, do tratamento e da cura do câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Desde então, todo ano no mês de outubro, por toda cidade são realizados eventos, palestras e outras ações para compartilhar informações sobre a doença, trazendo maior acessibilidade à informações cruciais para diminuir os casos de morte por esse tipo de câncer.

Este ano, vários monumentos estarão iluminados como o Cristo Redentor, a Igreja da Penha no Rio de Janeiro, o Palácio do Planalto em Brasília, os Arcos do Anhangabaú – Viaduto do Chá, o Monumento das Bandeiras, e a Ponte Estaiada, em São Paulo, a Ponte Hercílio Luz, em Santa Catarina, e a Casa Branca, nos EUA.

O LeBlog participa anualmente do Outubro Rosa lado do Hospital Santa Paula informando e divulgando as ações que o Santa Paula faz sobre o assunto.

O Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula, um dos mais importantes do país tem 4.000 m² especialmente projetados para assegurar eficiência, segurança e conforto no cuidado dos pacientes, tendo como modelo as mais avançadas instituições dedicadas ao tratamento do câncer no mundo, o Instituto foi concebido para reunir em um mesmo espaço oncologistas clínicos, hematologistas, radioterapeutas e equipes cirúrgicas especializadas no tratamento dos diferentes tipos de câncer, estimulando o trabalho em equipe. 

A campanha ressalta alguns passos básicos para a prevenção da doença, como a  importância do autoexame, a recomendação da realização da mamografia de rastreamento a cada dois anos para mulheres entre 50 a 69 anos, a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica, entre outras informações.

O objetivo do Outubro Rosa é que cada vez menos mulheres sofram com o câncer de mama, e se forem acometidas da doença, que tenham o diagnóstico o mais precoce possível e passem vitoriosas por essa batalha!
Gerar discussões sobre o assunto, se informar e incentivar as amigas a fazerem o mesmo é fundamental. Para se informar mais a respeito do Outubro Rosa entre no site do Hospital Santa Paula. Lá, é possível encontrar informações e artigos de especialistas sobre o assunto.

Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. 

Para ver mais dicas de saúde do Hospital Santa Paula no LeBlog clique aqui.