Bahia Brasil Viagens

Taipu de Fora – Península de Maraú

taipus15

Ao sul de Barra Grande no coração da Península de Maraú está a área de Taipus. A região é uma das mais belas do Brasil, com cenário paradisíaco, abundância em belezas naturais e boas opções de hospedagem.

No período de maré baixa, os recifes de corais afloram-se dando origem às Piscinas Naturais de Taipú de Fora, um dos principais atrativos da Península, ocasião ideal para os amantes das práticas de mergulho e da natureza marinha, transportando os visitantes para a vasta biodiversidade do mundo subaquático. A dica para aproveitar o melhor das piscinas naturais é visitar o local nos períodos de lua cheia e lua nova, quando a variação da maré é maior, proporcionando uma experiência ainda mais completa.

taipu11

O mar é azul, as águas são mornas e cristalinas e a areia é claríssima, cenário enfeitado com coqueiros a perder de vista nos 2,5 km da praia de Taipú de Fora.

taipu9

A Pousada Taipú de Fora é beira bar sendo uma opção perfeita para quem quer descansar com muita sobra e água fresca no melhor estilo baiano.

taipu

O melhor da pousada é sem duvida nenhuma a localização e vista. Estando em uma das praias mais belas do Brasil o melhor é relaxar e aproveitar um pouco de tudo isso. As espreguiçadeiras são ultra confortáveis e mais parecem camas. O serviço atende toda a área de lazer e o clima geralmente é bem favorável!

taipus15

O lazer na Taipú de Fora agrada toda a família, com entretenimento e a integração para todas as idades na sala de estar, sala para as crianças, salão de jogos com mesa de sinuca, pebolim (totó), ping-pong e jogo de dardos, cama elástica, slackline, mini-parquinho, quadra de vôlei de areia, lagoa para pesca e trilha para caminhada com mirante para o pôr do sol.

A pousada tem 28 suítes que são bem espaçosas e com uma boa varanda com vista para a praia ou para a floresta que acomodam até quatro pessoas. Na área de convivência tem wi-fi, salão de jogos, brinquedoteca e atividades ao ar livre como cama elástica, mini-parquinho, slackline, quadra de vôlei de areia, lagoa para pesca e trilha para caminhada com mirante para a contemplação do pôr-do-sol.

taipu12a

A gastronomia da pousada une um pouco da cozinha contemporânea ao tradicionalismo regional. Do restaurante Taoca, que fica dentro da Taipu de Fora, saem muitos pratos tradicionais baianos mais como caldos, cremes, petiscos, saladas, pratos regionais e opções especiais como lagosta com frutas e legumes grelhados, arroz com frutos do mar e polvo à provençal. Aos sábados acontece uma delicioso rodízio de pizzas que é um sucesso!

taipu14

A Pousada está com bons pacotes promocionais para o segundo semestre. De julho a outubro, por exemplo, duas crianças de até 12 anos na mesma acomodação dos pais não pagam, além de ter uma programação especial para eles, como cineminha com pipoca, futebol de par e pintura.

Em agosto, para o Dia dos Pais, as diárias estarão com 10% de desconto, com direito a  drinque de boas-vindas. Em setembro, acontecerão as noites temáticas no bar e restaurante Taoca. com vista panorâmica para a praia, música e comidas típicas. Em novembro, estão inclusos 5% de desconto no valor das diárias e uma programação especial, com música ao vivo, durante todo o mês. As ofertas não são válidas para os feriados.

Pousada Taipú de Fora  |  Taipú de fora BA. (73) 3258.6278 /3255.2276.

taipu1

Piscinas Naturais

Na própria praia de Taipú de Fora se encontra uma das mais belas piscinas naturais da região. Na maré baixa formam-se dezenas de piscinas naturais, lotadas de peixes, que surgem entre labirintos de arrecifes. Aliás, é importante consultar diariamente a tábua de marés porque as paisagens são capazes de se transformar completamente com as mudanças da lua e das marés. Há mascara de mergulho para alugar em uma barraquinha quase em frente.

taipu5

Bar das Meninas

Quase em frente as piscinas naturais está o Bar das Meninas, um delicioso restaurante/bar pé na areia que serve cerveja geladinha e tem clima totalmente descontraído. O local ainda tem suítes para alugar na temporada.

taipu4

Nos arredores

Uma ótima maneira para conhecer a região é de quadriciclo, como muitas vias são de areia é mais pratico e ágil. Em um dia dá para conhecer vários lugares. O aluguel varia dependendo da época mas está em, torno de 140 a 200 reais a diária.

Geralmente dá para pedir na própria pousada e eles fazem a ponte com a pessoa que aluga.

taipu13

Lagoa Azul

É uma lagoa de água doce ideal para banhos relaxantes após o mar. A lagoa fica ao pé do Morro do Farol que é o ponto mais alto da Península de Maraú. Lagoa calma e pouco visitada fora da alta temporada.

taipu2

Taipú de Dentro

O povoado de Taipú de dentro fica a 4 km da praia Taipú de Fora, de frente para a Baia da Camamu. Pouco visitado por turistas o pequeno vilarejo tem algumas casas para alugar e uma praia com um bom por do sol de frente para a Baia de Camamu.

Praia do Cassange e Lagoa do Cassange

Extensa, com ondas fracas e muitos coqueiros, a praia de Cassange tem areia mais fofa que as outras. Ali se encontra a Lagoa de Cassange, lagoa de água doce separada do oceano por uma faixa de areia de 300m de largura. A lagoa é boa para banho e esportes a vela. Tem pousadas.

taipu6

O Morro do Celular, parada obrigatória para quem vem de jipe de Itacaré, oferece uma vista panorâmica para a lagoa e parte da península.

 A praia de Saquaíra é uma faixa de areia em linha reta com mar de ondas fracas. São quilômetros de praia quase deserta com coqueiros a perder de vista. Saquaíra é um vilarejo de pescadores que cresceu recentemente com a construção de várias pousadas.

Ponta do Mutá

A Ponta do Mutá, ao extreme norte da Península esta próximo à praia de Três Coqueiros, voltada para o oceano. Tem pousadas. Um farol marca a entrada da Baía de Camamu onde existia antigamente um forte português. A praia tem muitos coqueiros e belas rochas que afloram à superfície da água. O bar Mucama é um dos bares bem localizados e um dos únicos abertos o ano todo. perfeito para comer um aperitivo e relaxar enquanto aguarda o por do sol ao som de Charlie Brown Jr e outros cantores brasileiros.

taipu7

Bar da Rô

O Bar da Rô é aqueles lugares que tem que conhecer! Super conhecido e adorado por todos que costumam frequentar a região tem praia de um lado e rio do outro e a tranquilidade que só a Bahia consegue ter.

O lugar fica em uma península com lado para a praia e outro para a lagoa com uma vista lindíssima. A comida deliciosa, a cerveja bem gelada e o atendimento é impecável.

taipu10

Vale a pena curtir até o por do sol que também é considerado um dos mais lindos da região. E é mesmo.

taipu8

Como chegar

A melhor maneira é ir de avião para Salvador ou Ilhéus e alugar um carro.

Curiosidades

A península pertence à APA (Área de Proteção Ambiental) Maraú, unidade de conservação de uso sustentável da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no sul da Bahia, que possui uma série de leis de preservação da natureza.

A cidade que dá nome à região fica ao sul da península, longe das praias. Foi fundada em 1705 por frades italianos que se instalaram na aldeia indígena de Mayra-hú e preserva a igreja, casas coloniais e as ruínas de uma usina de querosene do século 19.

Clique aqui para ver mais dicas de viagens.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav