Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

A importância de exercitar o cérebro

santa paula brainz

Aproveitando o clima das Olimpíadas, o Hospital Santa Paula preparou uma coluna de saúde com dicas para mantermos a nossa mente sempre em forma!

Por muitas vezes acabamos focando em trabalhar tantos músculos do nosso corpo, mas esquecemos que a nossa mente é quem comenda tudo. Sem um cérebro afiado, nada funciona bem! A equipe de médicos do Hospital Santa Paula dá algumas dicas para estarmos sempre na ativa, exercitando a mente mesmo em dias com tantos recursos que acabam nos deixando esquecidos e preguiçosos.

Sempre aprendendo

Faça novos cursos, pós-graduação, aprenda um novo idioma, um instrumento musical. Em um estudo alemão, pessoas que realizaram atividades intelectuais regularmente reduziram em 62% o risco de sofrer de Alzheimer ou de algum tipo de comprometimento cognitivo. “Exercícios que estimulam o cérebro são benéficos, pois criam novas conexões entre os neurônios. Quanto mais conexões, mais protegido de doenças degenerativas ele fica”, explica Fernando Freua, neurologista da UTI Neurológica do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

Sempre em movimento

“Fazer de 15 a 20 minutos de atividades aeróbicas [correr, pedalar] por dia ajuda reduzir o risco de Alzheimer”, afirma Gary Small, neurocientista e diretor do Centro de Pesquisa em Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia (EUA). Com o aumento do fluxo sangüíneo causado pelo exercício, as células do cérebro começam a se comunicar de forma mais eficaz.

Mantenha a forma

Uma pesquisa do Instituto Kaiser Permanente (EUA) mostra que homens com excesso de gordura abdominal possuem maior chance de desenvolver demência. O excesso de células adiposas provoca uma inflamação em todo o organismo, o que também danifica o cérebro.

Hidrate a mente

Beba de 2 a 3 litros de água por dia. “Cerca de 80% do cérebro é composto por líquidos. Se você não estiver hidratado, seus neurônios não funcionarão bem”, explica Daniel Amen, psiquiatra americano especialista em saúde cerebral.

Com uma mente sã, você será capaz de realizar todas as suas atividades diárias mais facilmente! Não se esqueça de fazer sempre algo que te energize e também relaxe a mente, aliviar o stress é fundamental. Em qualquer sinal de cansaço ou esgotamento mental, procure um especialista.

Para mais dicas de saúde, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav