Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Como evitar intoxicações alimentares no verão

santa paula intox

Passando as festas de final de ano voltamos com dicas ótimas de saúde by Hospital Santa Paula. Como estamos em pleno verão quase senegalês, as dicas são para prevenir as infecções alimentares, muito comuns no verão.

O Dr. João Geraldo Simões Houly, Médico-Chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital Santa Paula preparou uma coluna com algumas dicas.

Uma simples parada durante a viagem, ou um sack rápido antes do trabalho, deve ter atenção redobrada para que não acabe acarretando uma infecção intestinal. É preciso evitar comida que contenha grandes quantidades de gordura e carboidratos, como as frituras (batatas, peixes, queijos e pastéis).
Um alimento frito tem três vezes mais calorias. Além disso, óleo utilizado costuma ser reaproveitado e faz mal à saúde. O consumo de alimentos muito salgados também deve ser evitados, já que o sal provoca retenção hídrica, comum em dias quentes e que pode levar à desidratação.

Os turistas devem evitar ao máximo alimentos à base de aves e ovos. A maionese, ou mesmo um mousse de chocolate, pode acabar com as férias de qualquer pessoa. Nos Estados Unidos, a salmonelose é responsável por cerca de 18 mil internações ao ano. Portanto, convém escolher bem o que se vai comer. Água de coco, picolés de frutas e raspadinha, por exemplo, são boas opções para matar a sede e manter o corpo hidratado. O milho verde também pode ser consumido, já que é rico em fibras e é uma ótima opção para driblar a fome, desde que se evite acrescentar sal ou manteiga.

O melhor mesmo é resistir a essas comidinhas e fazer uma refeição bem equilibrada e saudável depois da praia, no caso de uma viagem. Para o dia a dia, a dica é preparar em casa snacks naturais, smoothies com frutas e iogurte ou sucos naturais; há ainda a opção de  adquirir alimentos orgânicos em lojas especializadas, como castanhas ou frutas desidratadas.

Para mais dicas do Hospital Santa Paula, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav