França Normandia Viagens

Le Havre e a Regata Transat Jacques Vabre

le havre 3

Na semana passada participei de um jantar na Residência Consular da França no Brasil com a presença do Sr. Edouard Philippe prefeito de Le Havre para apresentar o destino para nós brasileiros.

A cidade francesa foi a primeira na Europa onde a vela se desenvolveu como esporte e hoje dá a largada a uma das principais competições da modalidade do mundo – a Transat Jacques Vabre – que terminou ontem (9) com a chegada do último dos 44 barcos que largaram da Europa para enfrentar quase 10 mil quilômetros pelo Oceano Atlântico rumo a Itajaí, no Brasil.

A duas horas de Paris de trem ou carro e com excelente infraestrutura hoteleira, Le Havre é também um ótimo ponto de partida para explorar toda a Normandia. Em 40 minutos de carro de Le Havre é possível visitar as impressionantes falésias de Étretat, e as cidades de Honfleur e Deauville. Em uma hora é possível chegar a cidades históricas como Lisieux e Caen.

le havre 4

Além de cidade portuária importantíssima para a França Le Havre também encanta os turistas com sua oferta de lojas e gastronomia. A cidade conta com shoppings modernos, como o Docks Vauban. Localizado em um galpão completamente revitalizado nas docas com design de vanguarda, o espaço tem restaurantes, mais de 60 lojas como Mango, H&M e Zara, e até um cinema decorado por Christian Lacroix.

le havre 5

A gastronomia da cidade é também um capítulo à parte. Em Le Havre fica o restaurante do renomado chef Jean-LucTartarin, com duas estrelas do guia Michelin. Mas são os pequenos bistrôs que fazem a alegria dos turistas. A cidade, com vocação natural para os frutos do mar, serve excelentes pratos à base de camarões, mariscos e peixes em geral. Provar Coquille Saint Jacques na cidade é praticamente uma experiência obrigatória. Sempre muito frescas, o prato típico da costa francesa é preparado de forma criativa e variada em Le Havre.

le havre 6

Para os brasileiros, Le Havre ainda oferece muito além do conhecido “Le Volcan” de Oscar Niemeyer. A cidade foi durante muitos anos o principal porto de entrada para o café que era exportado à Europa. No museu do Hotêl Dublocage de Bléville é possível ver relíquias de embarcações que faziam as travessias atlânticas e até gravuras dos navios “Le Paulista” e “Le Carioca” que faziam o transporte de mercadorias e passageiros entre o Brasil e Le Havre.

le havre 8le havre 7

Para ficar de olho e incluir na agenda!

Voilà…

Para mais informações sobre Le Havre clique aqui!

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav