Caminho de Santiago Espanha Mídia Viagens Viagens de aventura

Caminho de Santiago – 10 dicas para se aventurar!

caminho

Já saiu a minha primeira matéria sobre o Caminho de Santiago. Foi no site da Revista Glamou e ficou linda!

Para quem não conseguiu conferir segue aqui!

Fiz uma lista com 10 dicas para se atentar quando pensar em fazer o Caminho de Santiago!!!

“Aproveite pra se conectar com a bela natureza e desconectar um pouco do celular e do computador. A medida que os dias vão passando você vai perceber sua sensibilidade aflorar e seus sentidos ficarem mais apurados. É uma ótima sensação”

O Caminho de Santiago é conhecido como uma jornada pra quem busca autoconhecimento e iluminação espiritual, não apenas uma aventura de trekking.

Veja as dicas:

1. Prepare-se fisicamente para o Caminho

“Independentemente do tempo que vai ficar caminhando e de quantos quilômetros irá andar por dia, treinar antes com a própria bota adequada que será utilizada no caminho e, se possível, também com a mochila (com peso) que vai usar, é fundamental pra um melhor desempenho durante o percurso. Quem não se prepara antes acaba tendo que fazer este condicionamento durante a viagem e isso faz com que os primeiros dias sejam mais sofridos.”

caminhos2

2. Escolha uma época boa para fazer a viagem

“Vale a pena pesquisar para ter uma ideia da temperatura que estará fazendo e poder se organizar com as roupas necessárias. Os meses de verão (julho e agosto) são muito quentes e cheios. Uma boa opção é antes do alto verão ou durante o outono (setembro e outubro), quando as temperaturas são mais amenas. No inverno, a temperatura é muito baixa e a neve dificulta demais. Quase não tem peregrinos nessa época e muitos albergues e casas rurais ficam fechadas.

caminhos1

3. Escolha bem o que vai levar

“Em qualquer época existe a possibilidade de chuva, portanto as botas devem ser obrigatoriamente impermeáveis. Casaco impermeável, calça impermeável, capa de chuva, capa pra mochila são indispensáveis. Vale a pena investir em uma mochila que seja do tamanho correto pro seu peso e adequada pra este tipo de viagem. Existe uma lista facilmente encontrada com o tipo de traje e a quantidade de cada item necessário no site oficial do Caminho de Santiago. Lembre- se: você vai carregar o que levar. E não se esqueça dos bastões. Ajudam muito!”

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

4. Pesquise sobre os locais que deseja visitar

“O caminho passa por uma infinidade de pueblos e cidades. Lembre-se que o caminho completo (caminho francês, que começa em Saint Jean) tem 800km. Mas você pode escolher quantos quilômetros quer percorrer no total, e em qual cidade quer começar a caminhada, de acordo com a quantidade de dias de viagem e de quantos quilômetros você consegue caminhar por dia. Existe um roteiro com locais por onde você vai passar e quantos quilômetros vai andar até encontrar um outro povoado. O Caminho passa também por cidades grandes como Burgos, Leon, ou Astorga. Nelas, dependendo da sua vontade, existem vários locais lindos pra serem visitados. No primeiro dia, no próprio albergue, você deve pegar o seu Passaporte de Peregrino. Nele, você vai carimbar os locais que tiverem o selo de peregrino, que encontrará em muitos lugares durante todo o trajeto, podendo ser no albergue, numa igreja, bares ou restaurantes.”

Você pode começar onde quiser mas, pra receber o certificado da peregrinação, você deve, obrigatoriamente, fazer os últimos 100 km (a pé ou à cavalo) ou os últimos 200 km (se estiver de bicicleta). Nestes últimos quilômetros você deve ter, no mínimo, dois carimbos por dia.”

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

5. Prove a comida local e aproveite o Menu do Peregrino

“Os bares e restaurantes estão por todo o Caminho. Muitos deles oferecem o Menu do Peregrino, com boas opções de pratos locais. Em outros lugares tem porções de bons presuntos, croquetes e embutidos. Lembre-se sempre de levar também um snack na mochila pra uma pausa durante o Caminho.”

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

6. Siga a seta amarela

“Cada pessoa faz o seu próprio caminho, com suas próprias motivações, sempre seguindo as setas pintadas de amarelo – que podem estar tanto no chão, como no tronco de uma árvore ou no muro de uma casa, totens com a concha do caminho, as conchas no chão ou até uma seta de pedra. Geralmente o caminho é seguro, mas deve-se ficar atento em seguir o percurso, especialmente quando se caminha sozinho. Independentemente do motivo, é muito importante aproveitar esta oportunidade para conhecer culturas e situações novas.”

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

7. Curta cada momento

“Curta este momento único na sua vida, fique feliz ao chegar no Cebreiro, delicie-se com os frutos do mar da Galícia, especialmente o polvo, e assista à maravilhosa e inesquecível Missa dos Peregrinos em Santiago de Compostela! Aproveite a cidade maravilhosa! Detalhe: é importante tirar o certificado de peregrino antes da missa e checar os horário das missas, especialmente a com o Botafumeiro. Serão muitas emoções durante todos os dias do Camino!”

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

8. Informe-se sobre o envio de mochilas por transporte

“Hoje em dia existe um serviço de transporte de mochilas que custa entre 3 e 5 euros, dependendo da empresa. Isso alivia o peso dos peregrinos, mas por outro lado faz com que você precise saber com antecedência qual o local onde pretende dormir, pra poder despachar as mochilas. Bom por um lado, mas também tira a possibilidade de poder dormir no lugar que quiser. Tudo tem seu lado positivo e também o negativo. Precisa saber administrar isso.

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

9. Curta o desconhecido

“Dependendo do trecho, você vai encontrar subidas, descidas, trilhas largas ou estreitas, caminho de terra, asfalto ou pedra, passar por riachos ou vales, florestas, bosques etc. Tudo isso faz parte da expectativa de todos os dias acordar, pegar o Camino e seguir para descobrir como será seu dia! Não é fascinante?”

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

10. Anote tudo

“Deixe o caderno e a máquina fotográfica sempre à mão e aproveite para anotar e tirar fotos de qualquer coisa incrível que cruzar o seu caminho na viagem.”

caminhos3

Fiquem ligados para as próximas dicas do Caminho de Santiago!!!

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav