Gastronomia

A dica de hoje aqui do LeBlog é dos vinhos e da vinícola Viña Vik no Chile! Conheci os vinhos em um evento realizado em São Paulo e fiquei encantada com o projeto da do hotel junto a vinícola.

Aberto em outubro de 2014, o hotel Viña Vik foi projetado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio em parceria com os proprietários, Alexander Vik e sua esposa Carrie Vik. O prédio tem estilo futurista, inspirado nas montanhas ao redor e no vento, com cobertura suspensa de titâneo bronzeado.

vina vik

Alexander Vik, um empresário norueguês com negócios em vários países, decidiu produzir uma marca vinho de qualidade na América do Sul. Após diversas análises, o local ideal foi escolhido: a propriedade de 4.325 hectares no Vale de Millahue, na zona de Cachapoal, no Chile (há 2 horas de Santiago).

vina vik 7  vina vik7 vina vik6

A produção foi iniciada em 2006, com 380 hectares de vinhedos plantados e uma vinícola em estilo futurista em arco, precedido por um espelho d’água pontilhado com rochas de granito da região, assinado arquiteto chileno Smiljan Radic. Em 2009 veio a primeira safra, e desde então lá se produz um único tipo de vinho: um blend de Carménère, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah.

As cubas de fermentação ficam no interior da vinícola,  são usados 1600 barris de carvalho francês novos em uma produção sustentável que usa energia solar e reaproveita água da chuva, armazenada em um lago, para irrigar os 400 hectares de vinhedos. Tudo se baseia num conceito holístico de sinergia entre a terra, o homem, o clima e alta tecnologia.

vina vik9

Entre os enólogos-chefes escolhidos para captanear o projeto estão os franceses Patrick Valette (Saint-Émillion, Bordeaux; trabalhou na Châteaux Pavie e Principal, do Vale do Maipo), Gonzague de Lambert (Universidade de Bordeaux, trabalhou no Château de Salles), e o chileno Cristián Vallejo.

Há uma incrível piscina de borda infinita e 22 suítes decoradas individualmente com obras de arte, em sua maioria de artistas chilenos, entre eles Sebastián Valenzuela, Francisco Uzabeaga e Pablo Montealegre.

vina vik1

Os clientes encontram obras e arte desde o momento de chegada, no Lobby, com peças de Roberto Matta, um dos artistas mais adorados do Chile, e uma escultura em dois planos da icônica série “Vida Secreta das Plantas” de Anselm Kiefer, entre outros.

vina vik2

A parte gastronômica da Viña Vik resgata o terroir chileno, com destaque para os pescados frescos do Pacífico, o salmão chileno, as boas carnes – grande parte defumadas ali mesmo – e ingredientes produzidos na região, além de pães caseiros e doces, todos artesanais. Pratos variados são acompanhados do excepcional vinho VIK, produzido e engarrafado na propriedade – servido na sala de jantar ou no terraço com vista para as colinas cobertas pelas vinhas.

vina vik8

São realizados passeios de bicicleta pelos vinhedos, cavalgadas e até vôo de balão. Os clientes também podem usufruir de Salão de Jogos, Fitness Center, Sauna e um Spa especializado em tratamentos à base das propriedades do vinho.

vina vik3

Clique aqui para ver mais dicas do Chile!

Viña Vik | Hacienda Vik, Millahue Sin Numero. San Vincente de Tagua Tagua, VI Chile. +56 9 95349437