Acontecimentos Gastronomia

Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

tiradentes2

Começou nesse final de semana o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes.

O Festival, que acontece há 18 anos, faz parte do Projeto Fartura, e até o dia 30 de agosto proporcionará diversas atividades gastronômicas para quem passar pela região, movimentando a economia local e valorizando um dos fatores que a região tem de mais precioso, que é a gastronomia.

tiradentes1

O Festival se baseia numa pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que já percorreu mais de 60 mil km por 21 estados e o Distrito Federal, mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais regionais. O resultado desse trabalho de pesquisa é levado através de profissionais do Brasil inteiro, como a chef Daniela Martins, responsável pela cozinha do Lá em Casa, em Belém, a chef Márcia Pinchemel, do Antônia Bistrô de Goiás e Rosa Nunes, do Cabana do Lago de Tocantins, que irão assinar alguns dos jantares realizados no Festival; além disso, produtores também marcarão presença, como Guilherme Ferreira, que produz queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e que foi recentemente premiado como um dos melhores queijos do mundo pelo Mondial Du Formage de Tour, na França. Além dele, Nazareno Alves de Belém, falará sobre o tradicional peixe com açaí do norte do país, e Dona Nena, sobre o chocolate da Ilha do Combu no Pará; produtores mineiros de doces, cachaça artesanal e café também estarão no evento, que serão oferecidos ao grande público e apresentados a empresários de hotéis, pousadas, supermercadistas do Brasil e bares e restaurantes de Tiradentes.

tiradentes4

Um dos principais objetivos do Festival é promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia.

O evento gastronômico é complementado com opções de entretenimento para os turistas, que poderão conhecer um pouco mais de Tiradentes e seus arredores.

tiradentes3

Uma das opções é a visita a um dos alambiques mais antigos do Brasil, localizado em Coronel Xavier Chaves, a 22 Km de Tiradentes, atividades que envolvem pequenos produtores e empreendedores da região, beneficiando um número maior de pessoas durante a realização do evento.

A cada ano o número de participantes no evento aumenta portanto os restaurantes de Tiradentes estão sempre se preparando, com cardápios especiais. Um dos restaurantes é o Viradas do Largo, da chef Beth Beltrão, classificado com uma estrela no Guia 4 Rodas.

Os jantares são uma das principais atrações do Festival, e estão sendo ampliados esse ano, com 16 jantares assinados em 4 restaurantes locais; os chefs Rubens Beltrão, do Via Destra, Rodolfo Mayer, do Angatu, Rafael Pires, do Pacco & Bacco, e Tanea Romão, do Kitanda Brasil, serão os anfitriões de chefs como Manu Buffara, de Curitiba, Rafa Costa e Silva, do Rio de Janeiro, Rolland Villard, do Rio de Janeiro, entre outros.

O Espaço Aulas Senac nomeado “Norte” e “Sul”, oferece aulas gratuitas ministradas por chefs e profissionais gastronômicos do Brasil todo; no Espaço Experiência, no Restaurante Pacco e Bacco, chefs e sommeliers serão acompanhados por um pequeno grupo de pessoas no preparo de pratos e harmonizações especiais.

Outra novidade desta edição é o intercâmbio entre as cidades de Tiradentes e Mougins, na França, que tem em comum o amor pela cultura, pelas artes, a valorização da gastronomia local, e incentivo a chefs e pequenos produtores. O Festival L’Etoile de Mougins acontece na França desde 2006, e será uma parceria inédita com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. Por isso, em Tiradentes haverá uma comitiva francesa, composta pelos chefs Xavier Burelle (Hôtel de Mougins), Laela Mouhamou (La Brasserie de la Méditerranée), Emmanuel Ruz (Lou Fassum) e Serge Chollet (Le Moulin de Mougins); entre outras atividades, os chefs assinarão dois dos jantares exclusivos no restaurante Pacco & Bacco, sendo dois chefs por jantar: Xavier Burelle e Laela Mouhamou e Serge Chollet e Emmanuel Ruz. Os chefs franceses também ministrarão algumas aulas durante o festival.

A 18º edição do festival também contará com 83 apresentações artísticas, sendo 21 cênicas e 62 musicais distribuídas em dois palcos.

O festival já recebeu, desde o início, chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina; foram 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais.

fartura

Para informações sobre as atividades, restaurantes envolvidos, horários, e outras informações, visite o site do evento.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav