Gastronomia Vinhos

Os vinhos varietais portugueses da Portus

mapartilha

Na semana passada fui a um almoço no delicioso restaurante Aguzzo em São Paulo para conhecer alguns vinhos varietais portugueses da Portus Importadora.

Para quem conhece bem o vinho português sabe que normalmente são blends com uvas autóctones. Aliás, Portugal no mundo vínico se diferencia pela variedade de uvas vitiviníferas nativas e é por isso que os blends portugueses criaram fama no mercado e são muito bem aceitos pela sua versatilidade.

Portugal tem produzido cada vez mais vinhos varietais, feitos com apenas uma uva ou com a predominância desta. A legislação de cada país e de cada região é que determina a porcentagem mínima necessária para que um vinho possa ser considerado varietal. No Brasil, por exemplo, o vinho varietal precisa ter pelo menos 75% de uma uva.

Alguns dos vinhos provados no almoço que eu indico com um ótimo custo beneficio:

mapartilha1

Cova da Ursa Chardonnay 2011: apresenta uma cor amarela pálida, com reflexos esverdeados, um aroma rico a frutos amarelos característicos da casta Chardonnay, como o pêssego e o ananás, combinadas com “nuances” tostadas e abaunilhadas, provenientes do contacto com a madeira francesa. Na boca, encontramos fortes sabores a frutas amarelas bem combinadas com madeira, uma franca acidez, que lhe confere um caráter mineral e um final cheio e persistente. Casta: 100 % Chardonnay. Teor alcoólico (%): 13,7.

Má Partilha Merlot 2010: De cor vermelha intensa, apresenta notas de fruta encarnada, como a cereja e a ameixa combinadas com “nuances” de chocolate, café moca e especiarias; na boca é cheio, tem fruta madura combinada com taninos finos e elegantes mas firmes que lhe conferem uma estrutura complexa e muito persistente. Este vinho tem um ótimo potencial de envelhecimento em garrafa. Casta: 100% Merlot. Teor alcoólico (%): 14,7.

Quinta da Romaneira Syrah 2011: Frutos vermelhos exuberantes e suculentos, com uma agradável frescura e equilíbrio. Algumas notas de especiarias e alcaçuz. Madeira bem integrada, taninos finos, com o final longo e persistente. Casta: Syrah (100%). Teor alcoólico (%): 14,50.

Gostei de todos mas este último foi o meu preferido.

Para mais informações dos vinhos clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav