Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

A Copa do Mundo e o nosso coração

guia

Hoje é dia de mais uma coluna de saude by Hospital Santa Paula aqui no LeBlog! Hoje o tema é a Copa do Mundo e o nosso coração. Como aguentar tantas emoções?

Essa é uma questão importante para ficar atento e se preparar antes de assistir os jogos.

O Dr. Ótávio Gebara (Diretor de Cardiologia do Hospital Santa Paula em SP) preparou uma coluna especial com informações importantes e curiosidades sobre o tema.

Voilà… 

Um jogo da copa do mundo aumenta o risco de um problema cardíaco súbito?

A resposta, sem sombra de dúvidas, é sim, aumenta!.

Os estudos científicos já demonstraram que aumentos súbitos de estresse, tais como grandes emoções, catástrofes naturais como terremostos e furacões podem aumentar o risco de um infarto do miocárdio, arritmia ou de morte súbita.

Durante a Copa do Mundo na Alemanha, um estudo mostrou que o risco de infarto durante o jogo aumentou em 3 vezes.

O aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, a ingestão de grandes quantidades de alimentos gordurosos, o abuso do álcool e da cafeína, são fatore aumentam a carga sobre o sistema cardiovascular e propiciam um evento cardíaco.

Mas dentre a população geral, quem está sob maior risco? Os estudos também têm esta resposta. Quem já tem uma doença cardíaca ou tem hipertensão arterial, diabetes ou colesterol elevado têm maior risco. Homens, principalmente com idade maior do que 45 anos têm mais risco do que mulheres. Sedentários e com sobrepeso também.

Baseado nas emoções dos primeiros jogos do Brasil na Copa, podemos prever que vai existir muito estresse pela frente. Não exagere nas comemorações, tome suas medicações regularmente, mantenha sua atividade física e não sofra demais. Se tiver algum sintoma que não consegue explicar ou desconforto, procure um médico para uma avaliação. Essa é uma boa garantia de que você vai assistir muitas Copas ainda.

Dr. Otavio C. E. Gebara

Eu adorei as dicas, e vocês?

Clique aqui para ver mais dicas de saúde! 🙂

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav