Viagens

Viagens Sustentáveis – Marrocos

marrocosx

Hoje a coluna da Teresa Perez no LeBlog continua falando um pouco de Viagens sustentáveis e com um destino pra lá de especial, o Marrocos.

A “Terra do Sol Poente”, (significado da palavra Marrocos em árabe), impressiona pela diversidade de suas paisagens, únicas e contrastantes, repletas de elementos naturais como lagos e cachoeiras, desertos e cadeias montanhosas com picos nevados. A imensidão solitária do deserto, que domina quase metade do território do país, se contrapõe ao efervescente emaranhado de ruas nas medinas, que brindam os visitantes com tesouros herdados de uma longa e fascinante história.

O Marrocos também oferece aos visitantes uma experiência gastronômica única. São muitos aromas e sabores exóticos. Dentre os principais pratos está o “couscous marroquino”, feito à base de semolina, legumes e curry. Outro destaque é a torta de massa folhada recheada com nozes e coberta com açúcar e canela, chamada “pastilla”.

Respeitando os costumes da religião muçulmana, muitos restaurantes não servem bebidas alcoólicas. Seu consumo é tolerado apenas em locais de concentração turística. Durante o período do Ramadan, os horários de funcionamento podem sofrer alterações, bem como podem ser suspensos os serviços ao ar livre e a oferta de bebidas alcoólicas.

A distribuição dos recursos hídricos no Marrocos sempre foi um problema de complexa solução. No país de clima semiárido, os grandes períodos de estiagem contribuem para a falta de água potável, principalmente nas regiões urbanas. Nos últimos trinta anos, o Marrocos encarou de frente os desafios e conseguiu reverter esse panorama utilizando os recursos hídricos renováveis, formados por águas superficiais e subterrâneas. Com um grande complexo de barragens e sistemas de dessalinização da água, o país passou a contar com um abastecimento 55% maior de água potável à sua população.

 

Marrakech foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a exótica e multicolorida cidade esbanja riqueza artística e cultural, e é cenário de lendas e fábulas. Sua história, que teve início no século 10, remete ao luxo e à sofisticação desde seus primórdios, abrigando magníficas residências e palácios e encantando os visitantes com seu marcante artesanato e fortes características culturais.

Encantadores de serpentes, mágicos e malabaristas alegram as ruas, dando um toque de encantamento místico e pitoresco. Além disso, largas esplanadas ladeadas por suntuosas palmeiras imperiais contribuem para tornar o cenário ainda mais surpreendente.

Alguns passeios imperdíveis:

marrocos

Primeiro bairro da cidade reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1985, a Medina de Marrakech é um mundo à parte. Abriga em seu interior diversos monumentos e atrações, com destaque para os souks onde pode-se encontrar praticamente de tudo, como tecidos, objetos de decoração, jóias, souvenirs e muito mais.

marrocos2

No coração da Medina, o minarete da Koutoubia Mosque and Minaret (Mesquita e Minarete Koutoubia), construída no início do século 12, é o ponto mais alto da região, uma vez que a lei de urbanização local proíbe que qualquer construção seja maior que uma palmeira.

marrocos1

Descobertas em 1917, as Saadian Tombs (Tumbas de Saadian) eram um local de sepultamento privilegiado, onde somente descendentes do profeta Maomé poderiam ser enterrados. No entanto, é possível observar túmulos ricamente adornados de diversos príncipes e reis, que não tinham relação nenhuma com o profeta. Desde sua descoberta, intensos trabalhos de restauração vêm sendo feitos com o objetivo de recuperar a sua beleza original.

marrocos3

Principal espaço de performances públicas da cidade, a Djemaa el Fna (Praça Djemaa el Fna), concentra todo o tipo de artistas: de equilibristas encantadores de serpentes a videntes e muitos outros personagens. À noite, porém, a praça se transforma em um movimentado mercado, onde pode-se apreciar os mais variados exemplos da culinária local nas inúmeras tendas.

marrocos4

Criado em 1920 pelo pintor francês Jacques Majorelle, o Majorelle Garden and Islamic Art Museum (Jardim Majorelle e Museu de Arte Islâmica) é um oásis verde em meio à agitação da cidade. Entre suas palmeiras está localizado o Museu da Arte Islâmica, que exibe peças típicas da cultura regional e também uma seleção das obras de Majorelle.

*Para mais informações sobre estes roteiros mande email para [email protected]

Imagens: Teresa Perez 

  • Bem-vindo à Agência de Turismo em Marrocos
    Conheça o melhor de Marrocos. Descubra este País Norte Africano maravilhoso conjugando no mesmo programa caminhadas nas montanhas do Atlas com incursões nas dunas do deserto viajando em viaturas Todo-o-Terreno. Passeios curtos e acessíveis em contacto com a cultura local Berbere. No nosso itinerário percorremos vários caminhos de terra (“pistes”) pelas vastas extensões das estepes marroquinas até às portas do deserto do Sahara (onde dormimos numa típica tenda), descobrindo o sul do País. E, no final, a cidade encantada de Marrakech, que ficará para sempre na sua memória!

    Passeios turísticos e viagens em Marrocos, são ideais para casais, amigos, pequenos grupos, viajantes independentes e férias em família com crianças. Nossa empresa também organiza eventos corporativos em Marrakech e em todo Marrocos

    Pode nos encontrar em Viagens em Marrocos, Marrakech.

    Telefones: 0055 4899 226 247 / 00212 676 595 196

    Para informações no Website: http://www.Turismoemmarrocos.com

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav