Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Os mitos por traz do treinamento de força para mulheres

strongx

A coluna de hoje do Hospital Santa Paula é sobre treinamento de força para mulheres, mitos e verdades.

O Dr. Raphael Einsfeld (médico do Hospital Santa Paula em SP) preparou uma coluna especial aqui para o LeBlog para as mulheres tirarem as duvidas sobre o assunto.

Voilà…

 1: O treinamento de força faz com que mulheres fiquem maiores e mais pesadas?

A verdade é que o treinamento de força ajuda a reduzir a gordura corporal e promove aumento da massa magra. Essas mudanças podem resultar em um ligeiro aumento no peso corporal total, uma vez que a massa magra pesa mais que a gordura. Entretanto, o treinamento de força, como o próprio nome já diz, resulta em aumento significativo de força e isso não quer dizer que seu volume muscular será aumentado na mesma proporção. Para tanto será necessário a presença de alguns fatores, como: a predisposição genética, a hipertrofia muscular prévia e a realização de um treinamento de grande volume e intensidade, por um longo período de tempo. As que possuam tais características, perceberão aumentos substanciais nas circunferências (tamanho) de seus membros superiores e inferiores. Lembrando que deve ser levado em consideração o fator hormonal limitante que são níveis de estrógeno e testosterona, hormônios anabólicos presentes em homens e mulheres, que promovem aumento muscular e força. Todavia esses efeitos são melhor evidenciados em homens, já que a testosterona (hormônio masculino predominante) é muito mais eficaz do que o estrógeno ( hormônio feminino predominante) no ganho de massa magra. Portanto mulheres, não deixem de praticar a musculação e desfrutem de seus benefícios.

2: As mulheres devem usar métodos de treinamento diferentes dos homens?

As mulheres, muitas vezes, são encorajadas a usar aparelho, movimentos lentos e controlados, por medo de que, se usarem pesos livre, resistência manual, exercícios de explosão (alta velocidade e baixa carga) ou exercícios que utilizem o peso corporal como resistência, estarão sujeitas a lesões.

Na verdade, não há evidencias científicas que sugiram que as mulheres são mais propensas a se lesionarem durante o treinamento de força do que os homens. A instrução e a técnica apropriadas ao exercício são necessárias para reduzir os ricos de lesões, tanto para homens quanto para mulheres. Todos os participantes do treinamento de força devem seguir um programa de treinamento que gradualmente aumenta a intensidade, carga e complexidade dos exercícios, portanto não tenham medo de realizar levantamentos básicos que são: agachamento livre, levantamento terra e supino, pois são exercícios que promovem grande ativação muscular de suas respectivas musculaturas, sendo assim não existe qualquer outra modalidade que seja tão eficaz quanto a musculação.

3: As mulheres devem evitar treinamento de alta intensidade ou alta carga?

São aconselhadas nestas a utilização de carga limitada, como halteres leves em seus exercícios de força. Muitas vezes, essas cargas leves de treinamento estão substancialmente abaixo do necessário para que adaptações fisiológicas ocorram e certamente são menores que as comumente usadas pelos homens.

A maioria das mulheres é capaz de treinar com maiores volumes e intensidades do que já se acreditou. Na verdade, as mulheres precisam treinar em intensidades altas o suficiente para causar adaptações nos ossos, músculos, cartilagens, ligamentos e tendões. Quando a intensidade do exercício não oferece estimulo suficiente, os benefícios fisiológicos podem ser mínimos. Para obter o máximo benefício do treinamento de força, as mulheres devem realizar seus exercícios com cargas adequadas para cada manifestação de força, sendo para hipertrofia muscular (6 a 12 movimentos), que é a mais trabalhada nas academias. Portanto ao realizar suas repetições procure modular a carga de forma exata. Intensifique seus treinos no período pós menstruação pois os efeitos anabólicos do estrógeno estão acentuados e realize treinos regenerativos (treinos leves) no período pré-menstruação.

De maneira geral a maioria dos praticantes de musculação buscam melhorar a estética corporal, portanto mulheres não deixe de explorar seu corpo. Realize exercícios simples e complexos, respeite as pausas entre uma serie e outra, manipule amplitude e velocidade de execução imposto pelo esquema sistemático e organizado de treinamento denominado periodização, construído pelo profissional da educação física baseado em seus objetivos e limitações ou seja, não existe receita de bolo, cada indivíduo necessita de um programa personalizado de treinamento para atingir tal objetivo.

Clique aqui para ver mais dicas de saúde do Hospital Santa Paula! :)

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav