Viagens

Viagens sustentáveis – Islândia

islandia4

islandia4

Continuando com as dicas de Viagens Sustentáveis que começamos na semana passada com a Teresa Perez, hoje vamos falar da Islândia. Você já ouviu falar deste pequeno país nórdico europeu situado no Oceano Atlântico?

Pois a Islândia, mais conhecida como “das profundezas da Terra”, faz uso da privilegiada localização, e aproveita a energia que vem de fontes termais subterrâneas para gerar eletricidade e aquecimento para 95% de todos os edifícios da cidade. O sistema de aproveitamento geotérmico de Reykjavík é tão sofisticado que já produziu inovações como o aquecimento de ruas e calçadas, além de reduzir as emissões de dióxido de carbono a níveis que fazem dela uma das capitais mais limpas do planeta.

Quando o assunto é “green energy”, Reykjavík é referência mundial. E isso desde 1930!

Depois de conhecer um pouquinho das curiosidades deste país vamos dar algumas dicas de passeios imperdíveis na região:

islandia3

O National Museum of Iceland (Museu Nacional da Islândia) tem uma exposição permanente imaginativa, que traça a história do país a partir do primeiro assentamento até o presente. Há também exposições temporárias, a maior parte remontando a história nórdica e islandesa.

Já o Vicking Maritime Museum (Museu Marítimo dos Vickings), foi instalado em uma antiga fábrica, e celebra o patrimônio marítimo do país, focando nos roubos dos piratas nórdicos que transformaram a economia da Islândia. Grande parte da informação está apenas em islandês, mas as imagens do cinema mudo das tripulações em ação valem a visita.

islandia1

Um dos pontos turísticos mais procurados da Islândia, a Blue Lagoon (Lagoa Azul) é um spa geotermal, com águas quentes vindas do centro do Terra. Além dos tratamentos imperdíveis, os visitantes podem saber um pouco mais da história do local em visitas guiadas por especialistas.

islandia

O Thingvellir National Park (Parque Nacional Thingvellir) é uma área conhecida por suas formações de lava, além de ser um dos únicos lugares do mundo onde é possível observar as placas tectônicas se movendo. A cada ano, milhares de pessoas visitam o sítio mais histórico da Islândia – uma verdadeira joia da natureza. O passeio inclui uma visita ao The Geyser, que deu nome a todas as erupções de água quente do mundo. O parque foi declarado Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco em 1972.

Para ver mais dicas de viagens sustentáveis clique aqui! 😉

*LeBlog Viagens ajuda a organizar viagens exclusivas em parceria com a Teresa Perez Tours. Para mais informações envie e-mail para [email protected]

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav