Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

CrossFit – Um novo conceito para todos?

cross

Hoje é dia de dica de saúde aqui no LeBlog e a coluna do Hospital Santa Paula fala sobre esta nova onda do CrossFit.

O Dr. Raphael Einsfeld (médico do Hospital Santa Paula em SP) preparou uma coluna especial com informações importantes e curiosidades sobre o tema.

Voilà…

CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral, que mistura levantamento de peso, ginastica olímpica e exercícios aeróbios em combinações que levam cada pessoa a empenhar-se ao máximo para conseguir terminar o treino. Por ser o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), vem ganhando bastante popularidade ao nível mundial. No Brasil não seria diferente, ganhando espaço entre as academias e com abertura de unidades dedicadas ao esporte em todo o pais

Quais são as capacidades físicas que o aluno de Crossfit adquire praticando a modalidade?

Por ser uma modalidade multimodal, 10 capacidades físicas são desenvolvidas através dos exercícios praticados: resistência cardiovascular e muscular, força, velocidade, flexibilidade, potência, equilíbrio, coordenação, agilidade e precisão.

O que é WOD?

Para os não praticantes e de forma simplória o WOD é a contração da expressão Workout Of the Day, ou, o treino do dia. É o momento mais esperado do treino, onde a intensidade será colocada ao extremo! Alguns WODs podem durar menos de 5min e outros mais de 40min, dependendo da variedade de exercícios, número de repetições e outros fatores.

Qual é a média de gasto calórico?

Dependendo do WOD (treino do dia), pode-se gastar de 800 a 1500 calorias por aula.

Quais são as consequências que o treino intenso do Crossfit pode causar?

Só existe um único artigo científico até hoje publicado, cujo autor Devor descreve duas consequências principais: a primeira positiva, com observação de melhora do condicionamento aeróbico e a redução do percentual de gordura corporal, após um ciclo de treinamento de apenas 10 semanas. O lado negativo da história é que 16% dos participantes não conseguiram terminar o treinamento por apresentar algum tipo de lesão, principalmente as derivadas do sobre uso, como dores articulares e lesões musculares.

Quem definitivamente não pode executar o esporte?

Certamente os portadores de doenças cardiovasculares não devem praticar este tipo de treinamento sem antes consultar um médico. Também não devemos esquecer daqueles portadores de doenças articulares agudas ou crônicas e os portadores de doença musculares ou lesões agudas musculares.

Para os praticantes assíduos, existe alguma forma de suplementação ou cuidados especiais no pré e pós-treino?

O principal conselho é nunca esquecer da hidratação. Sempre tome bastante líquido antes, durante e depois do treino. Uma boa alimentação durante o dia, com intervalos de 3 em 3 horas entre elas e com boa variedade de legumes, verduras, carnes, carboidratos e frutas e capaz de suprir as necessidades diárias de todos os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa para manter o seu bom funcionamento. O suplemento somente deverá entrar caso este índice não possa ser atingido com uma alimentação saudável.

As mulheres correm mais riscos de sofrerem algum tipo de lesão?

Homens e mulheres têm risco semelhantes de lesões, não existe predisposição ou suscetibilidade específicas por gênero.

Como saber se uma academia realmente está habilitada para o método?

É só entrar no site www.crossfit.com e procurar o box (academia de CrossFit) que está sendo pesquisado no Mapa Mundial das Afiliadas. Somente o professor (mais conhecido como coach) que possui a Certificação CrossFit Level 1 está habilitado a usar o método CrossFit.

Dr. Raphael Einsfeld

Eu adorei as dicas, e vocês? 🙂

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav