Receita de Chef

Bacalhau sobre risoto de rúculas do Avek

avek

avek

Hoje é domingo dia de receitinha das boas aqui no LeBlog! E Como esta chegando a Páscoa a receita escolhida de hoje é um belo bacalhau do Restaurante Avek de São Paulo.

Uma receita fácil e muito saborosa, ótima dica para o almoço de domingo.

Voilà…

Bacalhau sobre risoto de rúcula – para duas pessoas

Ingredientes:

2 postas de 160 a 180 gramas de Bacalhau

1 litro de leite

160 gramas de arroz arbório

30 gramas de cebola

50 gramas de manteiga

80ml de vinho branco

1 unidade de limão siciliano

1 cubo de caldo de legumes para 1 litro de água

20 gramas de parmesão

30ml de azeite

1 maço de Rúcula

Modo de preparo:

Limão confitado – cortar o limão em duas fatias, adicionar duas colheres de sopa de açúcar, cobrir com água e ferver. Dispensar a água. Repetir o processo três vezes, para tirar o amargo.

Risoto – fritar a cebola picada com a metade da manteiga, em uma panela funda. Colocar o arroz arbóreo e refogar. Colocar o vinho branco e deixar cozinhando em fogo baixo, até secar a água. Acrescentar aos poucos o caldo de legumes quente, concha por concha, sem parar de mexer, até atingir a consistência. Adicionar um punhado de rúcula picada e as duas fatias do limão confitado, cortadas em grandes pedaços.

O risoto deve ser cozido al dente, sem grudar. Tempo estimado de 15 minutos. Finalizar com o restante da manteiga e o queijo parmesão.

Bacalhau (dessalgado) – cozinhar as postas no leite, por aproximadamente 20 minutos. Retirar e resfriar para tirar a pele e os espinhos. Assar o bacalhau no forno pré-aquecido a 160 graus, com um pouco de azeite por 7 a 10 minutos.

Finalização – colocar o risoto no centro do prato e o bacalhau em cima, assim que sair do forno.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav