Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Como ser eternamente jovem

jovem

A coluna de hoje do Hospital Santa Paula aqui no LeBlog fala sobre hábitos saudáveis que podemos adotar para viver mais e melhor.

O Dr. Ótávio Gebara (Diretor de Cardiologia do Hospital Santa Paula em SP) preparou uma coluna especial com um olhar medico sobre o tema com informações importantes e curiosidades.

Voilà…

Quem não quer envelhecer com saúde? Ou talvez, ser eternamente jovem?

Duas idéias tentadoras. Mas será que é possível?

Graças aos avanços da medicina, a longevidade da humanidade tem aumentado progressivamente. A expectativa de vida da população brasileira aumentou mais de 20 anos nas últimas décadas, e hoje, esta por volta de 74 anos, em média. Dizem que a pessoa que vai viver até os 150 anos já nasceu em algum lugar do mundo.

Como foi conseguido tal avanço? Isso se atribuiu ao controle de doenças infecto-contagiosas (vacinas e antibióticos), e controle de doenças cardiovasculares. Com o controle de fatores de risco tais como a pressão alta, colesterol elevado, diabetes, sedentarismo e orientação dietética adequada, conseguiu-se grande redução de infarto e acidentes vasculares cerebrais. A crescente obesidade vem na contra-mão da história e pode causar grandes problemas de saúde.

O câncer ainda desafia a medicina, pois o tratamento conseguiu aumentar a chance de cura e a longevidade, mas o número de casos novos ainda é crescente.

O mapeamento genético esta ganhando terreno como uma poderosa ferramenta que vai permitir mapear a tendência a doenças futuras, e quem sabe, também atuar na prevenção ou tratamento mais individualizado delas. O futuro está chegando, e rápido.

Por enquanto vamos ao que realmente funciona: estilo de vida saudável (alimentação e atividade física regular), exames periódicos para identificar fatores de risco e atuar sobre eles com orientação profissional, e cuidar de forma inteligente do tempo (fazer coisas de que gosta e ter tempo para lazer). Ter um bom médico que acompanhe sua vida ajuda muito. Pílulas que prometem a cura de todos os males ainda não exisem.

Amar a vida sem dúvida é fundamental para ser eternamente jovem (de corpo e alma).

Dr. Otavio C. E. Gebara

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav