Gastronomia Viagens

Quinta da Aveleda e seu jardim romântico

aveleda3

A primeira programação da viagem envolvendo vinho foi na Quinta da Aveleda. Uma Quinta que fica ao norte de Portugal na região do Minho, onde a especialidade são os vinhos verdes. Esta é a especialidade também da Quinta da Aveleda!

A propriedade com cerca de 200 hectares é comandada hoje pela quinta geração da família Guedes.

Quase toda a produção da casa (70%) é destinada para exportação com vendas no mundo inteiro, inclusive para o Brasil, que é um grande consumidor deste tipo de vinho. Os vinhos verdes combinam muito com o clima tropical. São leves e perfeitos para serem degustados no verão, inclusive à beira da piscina ou com uma refeição mais leve.

Na visita fomos recebidos por Francisco e Antônio Guedes (super atenciosos) que nos mostraram grande propriedade. Eles nos contaram um pouco da história da família e mostraram a produção dos vinhos seguida de uma bela degustação.

Os vinhos mais conhecidos da Quinta são o Casa Garcia, Aveleda e Quinta da Aveleda.

Depois fizemos um passeio realmente especial que me deixou de queixo caído e sem fala perante tanta beleza. Foi pelo famoso “Jardim Romântico”, um jardim repleto de árvores e plantas que foram trazidas do mundo inteiro ao longo de todos estes anos transformando este jardim em um lugar único e precioso. Caminhamos por um vasto caminho cercado por casinhas, pontes e lugarejos, que eram passeios feitos pelos ancestrais da família. A pequena casinha de chás tem decoração marítima e fica cercada por um lago com uma vista muito tranquilizante.

É tudo muito lindo e impressionante. São milhares de tons de verde, rosa, vermelho, amarelo em um cenário incrivel. As folhas de outono caindo à todo momento dão ainda mais charme à paisagem.

Para completar a tarde realmente especial, almoçamos na casa principal da família junto a Francisco e seu tio Antônio Guedes.

Em uma refeição tipicamente portuguesa, começamos por uma sopa de legumes, queijo de vaca de fabricação própria e pãezinhos fresquinhos. Como prato principal (servido a moda francesa) foi um Lombo recheado com ameixa, castanhas e legumes muito saboroso.

Para terminar, sorvete de nata caseiro com calda de framboesa e bombons aromatizados com conhaque.

E como não podia deixar de ser, a Quinta tem uma loja que comercializa os seus produtos e como o próprio Francisco diz, lança tendências no mundo do vinho! Voilà!!!

Vinho também é moda, cultura e lifestyle!

Para visitar o site da Aveleda clique aqui!

  • Marcela

    Nossa q lugar lindo!!!!! As fotos estão demais,parabéns belo post!!! Bjos

    • patriciamattos

      Obrigada Marcela,
      Que bom que gostou, o lugar é realmente especial!
      Um beijo grande
      Paty

  • Mari

    nossa que lugar incrível amei!!

    Meninas confiram as camisetas da moda http://www.sweettshirt.com.br

    • patriciamattos

      Muito lindo mesmo!
      Um beijo grande
      Paty

  • Isabella

    Que lugar incríiiivel Paty!!! Nossa, fiquei morrendo de vontade! E esse almoço delicia ainda para completar! Sucesso!

  • patriciamattos

    Oi Isabella,
    Realmente este lugar é lindo demais.
    Um sonho…
    Vale a pena visitar!!!
    Um beijo grande
    Paty

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav